Ocorrência de mamíferos terrestres em canaviais no estado de Goiás, Brasil

Autores

  • Viviane Cristiane Novais Consultora de Meio Ambiene na Ecoarqueologia Brasil Ltda.
  • Alfredo Palau Peña Professor do Instituto Goiano de Pré-história e Antropologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia. Av. Universitária, 1440 – Setor Universitário. Caixa Postal 86, CEP: 74605-010 Goiânia – GO – Brasil.

Resumo

As constantes alterações no bioma Cerrado têm como causa principal a ação antrópica que, na maioria dos casos, deixa a vegetação fragmentada. Atualmente, algumas áreas de pastagem, soja, milho e outras culturas vêm sendo substituídas pela cultura da cana-de-açúcar no estado de Goiás, Brasil. Para verificar a ocorrência de mamíferos na área de influência da monocultura canavieira no município de Caçu, em Goiás, Brasil, foram utilizadas técnicas de amostragem de baixo impacto nas quais nenhum mamífero de médio e grande porte foi capturado, apenas registrado através de dados diretos, vestígios e câmera trap. O registro de mamíferos de pequeno porte ocorreu com auxílio de armadilhas do tipo Tomahawk. Foram realizadas quatro amostragens com duração de oito dias, com registro total de 36 espécies de mamíferos. Os registros mostraram a ocupação de canaviais por mamíferos, uma vez que essa monocultura é um conector espacial que não apresenta barreira para o fluxo de algumas espécies registradas.

Palavras-chave: Cana-de-açúcar. Cerrado. Diversidade. Mamíferos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Cristiane Novais, Consultora de Meio Ambiene na Ecoarqueologia Brasil Ltda.

Departamento de Biologia e projetos

Downloads

Publicado

2016-01-26

Como Citar

Novais, V. C., & Peña, A. P. (2016). Ocorrência de mamíferos terrestres em canaviais no estado de Goiás, Brasil. Bioikos – Título não-Corrente, 29(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/bioikos/article/view/2698

Edição

Seção

Artigos - Ecologia e Meio Ambiente