Educação física na educação infantil: estratégias para promover a aprendizagem autorregulada

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Lourdes Maria Bragagnolo Frison

Resumo


As mudanças acompanhadas no século XXI exigem, no campo da educação, que os alunos saiam da escola possuidores de múltiplos saberes e autônomos nas suas aprendizagens. Para isso a escola precisa ensinar aos alunos, além dos conteúdos das disciplinas, estratégias de como autorregular as suas aprendizagens ao longo da vida. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa foi analisar se uma intervenção proposta na disciplina de Educação Física oferecida às crianças da Educação Infantil poderia ajudar na promoção da autorregulação da aprendizagem. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso de uma intervenção realizada por uma professora de Educação Física a uma turma de Educação Infantil. Na intervenção, a professora trabalhou os conteúdos específicos da disciplina e promoveu o ensino de estratégias de aprendizagem. Após análise dos dados coletados, pode-se observar que a intervenção contribuiu para a autorregulação das aprendizagens dos alunos envolvidos.

 


Palavras-chave


Aprendizagem. Educação física. Educação infantil. Estratégias de aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a996

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