A pedagogia no Brasil: história e teoria

Aline Aparecida Akamine, Jaqueline Cristina Massucato, Talita Carneiro Gader Safa

Resumo


Dermeval Saviani, ao longo de sua trajetória como professor e pesquisador, tem lutado por uma educação pública de qualidade para todos. Idealizador da pedagogia por ele denominada histórico-crítica, defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados. Segundo o autor, à medida que professores e alunos conseguem lidar criticamente com esses conhecimentos, eles vão criando condições para construir seus próprios conhecimentos e, consequentemente, deixar de ser apenas reprodutores. Dentre suas atividades de pesquisa, Saviani participou ativamente da dinamização da comunidade científica dos educadores, sendo sócio-fundador da Anped, Cedes, Ande e Cedec, e, mais recentemente, da SBHE. Atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do HISTEDBR.


Texto completo:

PDF

Referências


SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. 275p. (Coleção Memória da Educação).




DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a83

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.