Os significados atribuídos por um grupo de educadores ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

Carla Danieli Machado, Edilaine Dana de Lima, Adriana de Fátima Franco

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo compreender os significados atribuídos pelos educadores ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Participaram da pesquisa três professoras e uma pedagoga que trabalham nas séries iniciais de uma escola pública regular da rede municipal de Curitiba. Foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que os educadores não têm efetiva formação para tratar dessas questões e os dados apontam que incluir significa tratar a todos da mesma forma, desconsiderando a diversidade existente. Consideramos que a inclusão, nesses casos, acaba cumprindo apenas o propósito de obtenção de dados estatísticos e não propriamente a finalidade de propiciar um atendimento de qualidade.

palavras-chave: Inclusão escolar. Formação de professores. Necessidades educativas especiais.


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Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

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