Os percursos de trans-formações de professores de educação física escolar: as fases de suas carreiras profissionais

Franciele Roos da Silva Ilha, Hugo Norberto Krug

Resumo


Objetivou-se analisar as percepções de professores de educação física escolar sobre as fases de trans-formação nos seus percursos profissionais, comparando-as aos ciclos de desenvolvimento profissional de Hüberman. Utilizaram-se como método a abordagem qualitativa de estudo (auto)biográfico e a narrativa oral, que foi gravada, transcrita e analisada à luz da identificação dos significados. Participaram quatro professoras de educação física atuantes nas redes de ensino municipal e estadual de Santa Maria (RS), todas com mais de 21 anos de tempo de serviço, estando, portanto, próximas da aposentadoria. Constatamos que as professoras participantes, por possuírem características semelhantes, perceberam suas fases na carreira de forma muito parecida e também coincidente com a literatura especializada sobre os ciclos de vida dos professores.

Palavras-chave: Fases da carreira docente. Percurso profissional. Professores de educação física.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.