Percepção de estudantes de enfermagem sobre o uso do portfólio reflexivo

Gabriela Maschio Semim, Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza, Adriana Kátia Corrêa

Resumo


No ensino de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, é utilizado o Portfólio Reflexivo como instrumento de avaliação. O objetivo deste trabalho foi compreender a percepção do estudante sobre o uso do portfólio reflexivo para a avaliação do aprendizado. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a técnica de grupo focal com sete estudantes do terceiro ano de bacharelado. Pela análise temática foram construídos temas: construção do portfólio pelo aluno; acompanhamento da construção do portfólio pelo professor e processo de avaliação - o valor (nota) atribuído ao portfólio. Apesar das dificuldades contextuais e pedagógicas, o portfólio reflexivo se mostra como instrumento facilitador do processo ensino--aprendizagem, sendo importante que isso sensibilize os docentes para a troca de experiências/conhecimentos e construção de modos de fazer que potencialize a avaliação formativa.


Palavras-chave


Ensino. Avaliação. Portfólio reflexivo.

Texto completo:

PDF

Referências


ANASTASIOU, L.G.C. Educação superior e preparação pedagógica: elementos para um começo de conversa. Revista Saberes, v.2, n.2, p.20-31, 2001.

ALBERTINO, F.M.F.; SOUZA, N.A. Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo. Revista Estudos em Avaliação Educacional, v.27, n.29, p.169-188, 2004.

ALVARENGA, G.M. Portfólio: o que é e a que serve? Revista Olho Mágico (Em Questão), v.8, n.1, p.18-21, 2001.

BERBEL N.A.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, p.139-154, 1998.

BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES. Diretrizes curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 out. 2001, Seção 1E, p.131.

ESTEBAN, M.T. Avaliação como processo de investigação da dinâmica pedagógica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO, 3., 2005. São Paulo. Anais... São Paulo, 2005.

GATTI, B. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HERNANDEZ, F. Transgressões e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LALUNA, M.C.M.C. Os sentidos da avaliação na formação de enfermeiros orientada por competência. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007.

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MARINHEIRO, P. O Portfólio numa unidade curricular. In: SÁ-CHAVES, I. Os portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos formativos. Porto: Porto Editora, 2005.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. Paulo: Hucitec, 2006.

PROVENZANO, M.E.; MOULIN, N.M. Formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem, núcleo estrutural, proposta pedagógica e avaliando a ação 8. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto de profissionalização dos trabalhadores da área de enfermagem. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

ROSÁRIO, E.L.S.P.; BARBOSA, E.G.R. O portfólio: uma abordagem avaliativa. Revista Interação, v.6, n.6, p.149-153, 2002.

SÁ-CHAVES, I. Os Portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos formativos. Porto: Porto Editora, 2005.

SÁ-CHAVES, I. Portfólio reflexivo: estratégia de formação e de supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2000. (Formação de Professores - Cadernos Didáticos: série supervisão, 1).

SILVA, R.F.; SÁ-CHAVES, I. Formação Reflexiva: representações dos professores acerca do uso de portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros. Revista Interface: Comunicação, Saúde e Educação, v.12, n.27, p.721-34, 2008.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Projeto Político-Pedagógico do curso de bacharelado. Ribeirão Preto: USP, 2004.

VILLAS BOAS, B.M.F. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Revista Educação e Sociedade, v.26, n.90, p.291-306, 2005a.

VILLAS BOAS, B.M.F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 2. ed. Campinas: Papirus, 2005b.

WATERMAN, M.A. Teaching portfólios for summative and peer evaluation. In: AMERICAN ASSOCIATION FOR HIGHER EDUCATION CONFERENCE ON ASSEMENT FOR HIGHER EDUCATION, 6., 1991. Proceedings… San Francisco: Paper Presented, 1991.




DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n29a52

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.