A implantação das equipes de ajuda como estratégia para a superação do bullying escolar | The implementation of help teams as a strategy for the overcoming of school bullying

Luciene Regina Paulino Tognetta, Raul Alves de Souza, Luciana Zobel Lapa

Resumo


Os problemas de convivência na escola, em especial um tipo de violência caracterizado com bullying, têm sido notados pelas investigações atuais não pela sua ocorrência cada vez maior, mas pela urgência de que o tema da convivência seja um valor presente nas instituições educativas. Pouco se sabe ainda sobre o que a literatura internacional já tem comprovado:
a importância da participação efetiva dos alunos na solução dos problemas vivenciados. Assim, este artigo apresenta uma investigação de caráter exploratório cujo objetivo é investigar as possíveis diferenças na frequência das intimidações entre estudantes do Ensino Fundamental II em escolas onde foram implantados sistemas de apoio entre pares na percepção dos alunos. A amostra é formada por 270 adolescentes estudantes do sexto ao nono ano de duas escolas do interior paulista em que se organizou um Projeto de Formação para a Convivência Ética junto a professores, equipe gestora e alunos dos colégios. O instrumento trazia 20 questões em que os alunos não necessitavam se identificar, mas precisariam apontar se eram ou não membros das equipes de ajuda. Os dados encontrados corroboram a necessidade de que alunos se sintam acolhidos, protegidos e fortalecidos nas escolas, indicando que a presença de equipes de ajuda na escola pode promover a melhoria da convivência e, assim, a diminuição de possibilidades de intimidação.


Palavras-chave


Convivência Ética; Bullying; Protagonismo; Equipes de Ajuda

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DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4506

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