A experiência de educação rural bilíngüe com índios terena em Aquidauana-MS: um relato preliminar

Francisco Carlos Trindade Leite

Resumo


O objetivo deste trabalho é contextualizar e apresentar os primeiros resultados obtidos pelo projeto de alfabetização bilíngüe com índios Terena, parte de um Programa de Educação Intercultural implantado pela Prefeitura Municipal de Aquidauana a partir de 1999. O projeto já apresenta impacto positivo na comunidade, com reflexos a serem sentidos nos próximos anos notadamente na redução drástica dos índices de evasão e retenção historicamente registrados, bem como na sensível melhora da auto-estima dos professores e alunos com o conseqüente reflexo no desempenho escolar. A garantia do sucesso em sua continuidade está centrada na manutenção de um programa contínuo de formação de professores em seNiço, bem como numa atenção especial para com a continuidade do processo de transição para a língua portuguesa na segunda série do ensino fundamental.

Palavras-chave: Alfabetização Indígena; Alfabetização Bilíngüe; Educação Indígena; Educação intercultural; índios Terena - Alfabetização.


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Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

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