Cultura e multiculturalismo em projetos educacionais no Brasil (1937 - 1960)

Libânia Nacif Xavier, Ana Canen

Resumo


Situando-se na perspectiva crítica e propondo a reflexão sobre o papel da educação em projetos de reconstrução nacional, o presente artigo visa detectar a emergência de preocupações com o caráter multicultural da sociedade brasileira, no âmbito de projetos educacionais oficiais implementados no período situado entre os anos 1937-1960. Argumentamos que o discurso da construção da identidade nacional, presente na era de Vargas e que se alastra no período estudado, ao mesmo tempo em que é associado a uma perspectiva de homogeneização cultural e a ideá rios de ''superioridade racial", carrega, no entanto, germes de contradições e de insights multiculturais de resistência. Tais insights, argumentamos, impactaram a visão racista presente no imaginário social do pós-Guerra, resultando no fomento a pesquisas educacionais voltadas à detecção de padrões culturais locais e nas formas de incorporá-Ios à educação escolar.
Palavras-chave: Multiculturalismo; Projetos Nacionais de Educação; Historiografia.

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Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

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