A Caatinga em imagens: representações de estudantes de dois contextos socioculturais da Bahia | Caatinga in images: Representation of students from two socio-cultural contexts in Bahia (Brazil)

Mariana Leodora da Silva Teixeira, João Paulo dos Santos Silva, Alessandra Alexandre Freixo

Resumo


O presente trabalho visa investigar as representações do bioma Caatinga existentes entre estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas situadas em diferentes contextos (urbano e rural) no estado da Bahia, por meio da análise de desenhos produzidos em um momento de intervenção pedagógica. Em cada escola, os alunos apresentaram uma imagem autoral representativa do bioma Caatinga, explicando os motivos da escolha da imagem. Ao longo da intervenção foram realizados registros audiovisuais para a composição de um videomosaico de imagens nas duas escolas, como forma de registro documental. Os estudantes da escola urbana perceberam a Caatinga como um bioma pobre em biodiversidade, onde a seca é predominante e constante. Os estudantes da escola do campo, por sua vez, revelaram representações diferentes acerca da Caatinga, principalmente um sentimento de pertencimento a esse bioma. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre os diversos significados do bioma nesses distintos contextos socioculturais.


Palavras-chave


Caatinga. Ensino Fundamental. Representação. Significações.

Texto completo:

PDF

Referências


Albuquerque Junior, D.M. A invenção do nordeste e outras artes. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Albuquerque Junior, D.M. Nordestino: invenção do “falo”: uma história do gênero masculino. 2. ed. São Paulo: Intermeios, 2013.

Barbosa, A.; Cunha, E.T. Antropologia e imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

Bitencourt, R.; Marques, J.; Moura, G. O imaginário sobre a Caatinga representada nos desenhos infantis de estudantes do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Ambiental. v.9, n.2, p.254-269, 2014.

Caldart, R.S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, v.7, n.1, p.35-64, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003

Fonseca, F.S.R.; Oliveira, L.G. Concepções de meio ambiente de educadores ambientais do zoológico de Goiânia: implicações nas atividades e contribuições para a formação do sujeito ecológico? Educar em Revista, n.41, p.231-246, 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2017.

Joly, M. Introdução à análise da imagem. 14. ed. Campinas: Papirus, 2012.

Luz, C.F.S. et al. As concepções sobre a Caatinga em um grupo de professores da rede municipal de Iramaia, Bahia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2009, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: Abrapec, 2009. Disponível em: . Acesso em: 7 nov. 2016.

Martins, J.S. Educação com pé no chão do Sertão: proposta político-pedagógica para as escolas municipais de Curaçá. Petrolina: Gráfica Franciscana, 2001.

Matos, E.C.A.; Landim, M. O bioma Caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto Sertão sergipano. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.7, n.2, p.137-154, 2014.

Meneses, U.T.B. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, v.23, n.45, p.11-36, 2003. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2017.

Oliveira Júnior, W.M. Desenhos e escutas. In: Reunião Nacional da ANPED: Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: Desafios e Compromissos, 29., 2006, Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: Anped, 2006. p.1-16. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2017.

Rezler, M.A.; Salviato, G.M.S; Wosiacki, S.R. Quando a imagem se torna linguagem de comunicação de estudantes da 5° e 6° séries do ensino fundamental em Educação Ambiental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.8, n.1, p.304-325, 2009. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2017.

Rufino, C.S; Miranda, M.I. As contribuições da pesquisa de intervenção para a prática pedagógica. Revista Horizonte Científico, v.1, n.1, p.1-20, 2007. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2017.

Santos, J.A.E.; Imbernon, R.A.L. A concepção sobre “natureza” e “meio ambiente” para distintos atores sociais. Terræ Didatica, v.10, n.2, p.151-159, 2014. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2017.

Silva, R.M.A. Entre dois paradigmas: combate à seca e convivência com o semi-árido. Sociedade e Estado. v.18, n.1-2, p.361-385, 2003. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2017.

Silva, J.P.S.; Freixo, A.A. Natureza em memórias e imagens: relato de uma intervenção junto a estudantes de uma escola do campo. Revista da SBEnBio, n.7, p.4157-4169, 2014.

Teixeira, A.M.F.; Freixo, A.A. Educação do campo e memória de velhos: navegando entre o passado e o presente. Contrapontos, v.11, n.1, p.14-23, 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2017.

Teixeira, M.L.S.; Silva, J.P.S.; Freixo, A.A. Da princesinha do Sertão ao boi valente: imagens do bioma Caatinga entre estudantes em dois contextos socioculturais. In: Congresso Nacional de Educação, 3., 2016, Natal. Anais eletrônicos... Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2016. p.1-12. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA18_

ID10008_13082016135457.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2017.




DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a3950

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.