Para uma compreensão das relações entre avaliação, ética e política pública / Towards an understanding of the relationships among evaluation, ethics, and public policy

Domingos Fernandes

Resumo


O principal propósito deste artigo é contribuir para discernir e compreender relações entre Avaliação, Ética e Política Pública, como forma de suscitar reflexões sobre questões teóricas e práticas inerentes a qualquer processo de avaliação. Nesse sentido, além de se discutirem perspectivas constantes na literatura acerca de cada um daqueles três conceitos, analisam-se as relações entre eles e faz-se uma sistematização do que se considerou ser mais relevante na discussão desenvolvida ao longo do artigo. Conclui-se que as reflexões teóricas são um contributo indispensável para que as relações entre a avaliação, a política pública e a ética possam ser mais transparentes e, consequentemente, para que a avaliação possa, cada vez mais, ser um poderoso processo a serviço da melhoria e transformação das pessoas, das instituições e das sociedades. Desse modo, está-se a trabalhar para vir a ter políticas públicas mais éticas, mais orientadas para o bem público e para a construção de uma democracia empenhada nas questões sociais e no bem-estar responsável dos cidadãos.


Palavras-chave


Ética. Políticas públicas. Teoria da avaliação. Teoria da educação.

Texto completo:

PDF

Referências


Baptista, I. Ética, deontologia e avaliação do desempenho docente. Lisboa: Ministério da Educação, 2011.

Cronbach, L. et al. Toward reform of program evaluation: Aims, methods and institutional arrangements. San Francisco: Jossey-Bass, 1980.

Cunha, P. D’ O. Ética e educação. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, 1996.

Fernandes, D. Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacional. In: Esteban, M. T.; Afonso, A. J. (Org.). Olhares e interfaces: reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, 2010. p.15-44.

Fernandes, D. Avaliação em educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.21, n.78, p.11-34, 2013.

Fitzpatrick, J.; Christie, C.; Mark, M. Evaluation in action: Interviews with expert evaluators. London: Sage, 2009.

Greene, J. Evaluation, democracy, and social change. In: Shaw, I.; Greene, J.; Mark, M. (Ed.). The Sage handbook of evaluation. London: Sage, 2006. p.118-140. Guba, E.; Lincoln, Y. Competing paradigms in qualitative research. In: Denzin, N.; Lincoln, Y. (Ed.). Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994. p.105-117.

Guba, E.; Lincoln, Y. Fourth generation evaluation. Newbury Park: Sage, 1989.

House, E. Evaluación, ética y poder. 3. ed. Madrid: Morata, 2000.

House, E. Evaluating with validity. London: Sage, 1980.

House, E., Howe, K. Deliberative democratic evaluation. In: Kellaghan, T.; Stufflebeam, D. (Ed.). International handbook of educational evaluation. Norwell: Kluwer, 2003. p.79-102.

House, E.; Howe, K. Values in evaluation and social research. London: Sage, 1999.

Joint Committee on Standards for Educational Evaluation. The program evaluation standards: How to assess evaluations of educational programs. 2nd ed. Thousand Oaks: Sage, 1994.

Kirkhart, K. Consumers, culture, and validity. In: Morris, M. (Ed.). Evaluation ethics for best practice: Cases and commentaries. New York: The Guilford Press, 2008. p.33-49.

Lasswell, H. Politics: Who gets what, when, how. New York: McGraw-Hill, 1936.

Mabry, L. Circumstancial ethics. American Journal of Evaluation, v.20, p.199-212, 1999.

MacDonald, B. Evaluation and the controlo f education. In: Tawney, D. (Ed.). Curriculum evaluation today: Trends and implications. London: MacMillan, 1976. p.125-136.

Madaus, G.; Stufflebeam, D. Program evaluation: A historical overview. In: Stufflebeam, D.; Madaus, G.; Kellaghan T. (Ed.). Evaluation models: Viewpoints on educational and human services evaluation. 2nd ed. Norwell: Kluwer; 2000. p.3-18.

Marcondes, D. Textos básicos de ética: de Platão a Foucault. 6th ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

Mark, M. Everybody talks about the weather... In: Morris, M. (Ed.). Evaluation ethics for best practice: Cases and commentaries. New York: The Guilford Press, 2008. p.61-71.

Morris, M. (Ed.). Evaluation ethics for best practice: Cases and commentaries. New York: The Guilford Press, 2008.

Morris, M. Ethical considerations in evaluation. In: Kellaghan, T.; Stufflebeam, D. (Ed.). International handbook of educational evaluation. Norwell: Kluwer, 2003. p.303-328. Patton, M. Utilization-focused evaluation. In: Stufflebeam, D.; Madaus, G.; Kellaghan, T. (Ed.). Evaluation models: Viewpoints on educational and human services evaluation. 2nd ed. Norwell: Kluwer, 2000. p.223-244.

Rios, T. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2007.

Simons, H. Ethics in evaluation. In: Shaw, I.; Greene, J.; Mark, M. (Ed.). The Sage handbook of evaluation. London: Sage, 2006. p. 243-265.

Stake, R. Evaluación comprensiva y evaluación basada em estándares. Barcelona: Graó, 2006.

Stake, R. Advocay in evaluation: A necessary evil? In: Chelimsky, E.; Shadish, W. (Ed.). Evaluation for de 21st century: A handbook. London: Sage, 2004. p.470-476.

Stake, R. Responsive evaluation. In: Kellaghan, T.; Stufflebeam, D. (Ed.). International handbook of educational evaluation. Norwell: Kluwer, 2003. p.63-68

Stake, R.; Schwandt, T. On discerning quality in evaluation. In: Shaw, I.; Greene, J.; Mark, M. (Ed.). The Sage handbook of evaluation. London: Sage, 2006. p. 404-418.

Stufflebeam, D. Foundation models for 21st century program evaluation. In: Stufflebeam, D.; Madaus, G.; Kellaghan T. (Ed.). Evaluation models: Viewpoints on educational and human services evaluation. 2nd ed. Norwell: Kluwer, 2000. p.33-83.

Sufflebeam, D.; Shinkfield, A. Evaluation theory, models and applications. 2nd ed. San Francisco: Jossey Bass, 2007.

Vestman, O.; Conner, R. The relationship between evaluation and politics. In: Shaw, I.; Greene, J.; Mark, M. (Ed.). The Sage handbook of evaluation. London: Sage, 2006. p.225-242.

Yarbrough, D.B. et al. The program evaluation standards: A guide for evaluators and evaluation users. 3th ed. Thousand Oaks: Sage, 2011.

Weiss, C. Evaluation research in the political context: Sixteen years and four administrations later. In: McLaughlin, M.W.; Phillips D.C. (Ed.). Evaluation and education: At quarter century.

Chicago: The University Press, 1991. p.210-231. Weiss, C. Where politics and evaluation research meet. Evaluation, v.1, p.37-45, 1973.




DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3932

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.