A importância da leitura para o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental

José Ferreira Simões, Beatrice Laura Carnielli

Resumo


Este artigo condensa os principais resultados de uma pesquisa sobre o hábito de leitura dos alunos da 4º e 8º séries do Ensino Fundamental. Inicialmente, discute a leitura na visão da sociologia da leitura, do enfoque sociointeracionista e do método de Análise de Discurso. Focaliza divergências entre a leitura teorizada e a praticada na escola. Apresenta uma categorização de alunos leitores segundo os índices de leitura nas 4ªs e 8ªs séries. Demonstra a correlação entre os índices de leitura e o desempenho acadêmico, tomando por base os dados de Língua Portuguesa em correlação com outras disciplinas. Os cruzamentos desses dados asseveram que há forte correlação entre a prática da leitura e o desempenho escolar e, também, estabelecem perfis característicos segundo os "gostos" ou "hábitos" de leitura e os produtos finais decorrentes dos processos leitura-desempenho acadêmico que, em tese, devem ser interativos.

Palavras chave: Análise de Discurso, Sociologia da Leitura, Educação Fundamental.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.