Práticas interdisciplinares: análise dos obstáculos didáticos e epistemológicos nas áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas

Elizabeth Adorno de Araujo, Jairo de Araujo Lopes

Resumo


Considerando as tendências das ciências em geral num mundo internacionalizado e globalizado, este artigo investiga a ocorrência de práticas interdisciplinares no ensino superior, tendo como foco as áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Inicialmente foi realizado um breve estudo sobre interdisciplinaridade frente a uma emergência do mundo hoje para, em seguida, fazer uma análise da fala de professores universitários sobre percepções e concepções de práticas interdisciplinares em seu nível de atuação, com um olhar investigativo sobre os obstáculos que impedem tais práticas. Fez-se, posteriormente, um confronto com depoimentos de professores da educação básica sobre o mesmo tema.

Palavras-chave: Ensino Superior, Paradigmas Educacionais Emergentes, Práticas Interdisciplinares.


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Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

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