A qualidade de aprendizagem e a produção discente nos cursos das áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas

João Baptista de Almeida Júnior

Resumo


Este artigo é resultado de um subprojeto da Pesquisa Coletiva sobre a questão da qualidade no Ensino Superior nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Ele faz um recorte específico sobre a possibilidade da qualidade na perspectiva da aprendizagem discente e nas propostas de aprender a aprender. Cerca de 20 professores de várias IES do país, entrevistados por correio eletrônico, foram instigados a pensar sobre a questão da qualidade de aprendizagem e sobre outros fatores condicionantes de ocorrência: preparo do aluno ingressante, perfil desejado do formando e condições críticas dos cursos das áreas referidas. O material foi considerado à luz da Análise do Discurso e revelou indicadores de uma participação corresponsável do aluno na construção da qualidade esperada.

Palavras-chave: Ensino Superior, Qualidade de Aprendizagem, Aprender a Aprender, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.