A coordenadora pedagógica e a formação docente: possíveis estratégias de atuação

Patrícia Regina Infanger Campos, Ana Maria Falcão de Aragão

Resumo


Este trabalho discute a formação docente com foco no desenvolvimento do trabalho da coordenadora pedagógica. A literatura destaca que a atuação dessa profissional pode contribuir para a formação de professores no cotidiano escolar. Partindo da experiência na atuação do cargo de coordenação pedagógica e com base nos resultados da pesquisa de mestrado, este texto tem como objetivos discutir aspectos que envolvem a ação cotidiana da coordenadora pedagógica no espaço escolar e apresentar algumas possibilidades de estratégias planejadas com a finalidade de promover a formação docente. Isso a partir de uma perspectiva em que a pesquisadora assume o próprio trabalho como fonte de pesquisa.

Palavras-chave: Coordenação pedagógica. Estratégias de formação. Formação continuada. Formação docente.


Palavras-chave


Coordenação pedagógica; Estratégias de formação; Formação continuada; Formação docente

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DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2968

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Revista de Educação PUC-Campinas

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