Ensino universitário em nível de excelência, limites e possibilidades em duas áreas de conhecimento: ciências humanas e ciências sociais aplicadas

Newton Cesar Balzan

Resumo


O presente trabalho resulta de um estudo realizado junto às áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. É parte de um projeto de pesquisa mais amplo, desenvolvido ao longo do período 1998-2003, intitulado A questão da qualidade do ensino superior numa sociedade em processo de mudança acelerada – revisão crítica, propostas para seu desenvolvimento. Tendo como referência obrigatória o contexto sócio-cultural contemporâneo do qual as referidas áreas do conhecimento são partes integrantes, seu objetivo principal é a investigação sobre a qualidade do ensino nas mesmas áreas. O estudo teve como sujeitos, profissionais de renome nacional e internacional nas duas áreas, além de docentes e estudantes dos cursos oferecidos por uma Instituição Particular de Ensino Superior situada no interior do Estado de São Paulo nas duas áreas acima citadas. Recorreu-se a entrevistas realizadas durante 2002 junto a 20 profissionais de renome, assim como a questionários aplicados junto a docentes e estudantes da Universidade em fins de 2000, abril e setembro de 2003. Os resultados indicam que as apreciações de estudantes, docentes e profissionais de renome apresentam poucas divergências, registrando-se principalmente complementações.

Palavras-chave: visão local e global; formação de professores; ensino superior; ciências humanas; ciências sociais aplicadas; capacitação permanente.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.