A escola e o desenvolvimento moral do aluno: concepções, práticas e desafios dos profissionais da educação

Ana Cristina Bortoli Hildebrando dos Santos, Maria Teresa Ceron Trevisol

Resumo


O desenvolvimento moral do aluno é resultante de um processo. A escola e os profissionais que nela atuam possuem papel relevante nesse processo, pois se acredita que, por meio da convivência nos diferentes espaços e das experiências vividas na escola, o aluno constrói conceitos relativos à sua moral. Este artigo objetiva analisar as concepções de profissionais que atuam na rede municipal de ensino de municípios localizados na região do Planalto Sul catarinense sobre como educar moralmente, bem como sobre as práticas e os desafios em relação a esse processo. A base empírica deste artigo é uma investigação de cunho exploratório e de natureza qualitativa. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. A partir dos dados coletados, observou-se que os profissionais pesquisados atribuem importância ao seu papel na construção moral dos alunos, preocupam-se com sua prática pedagógica e a organizam por meio de várias estratégias, considerando essa construção.

Palavras-chave: Desenvolvimento da consciência moral. Educação moral. Escola. Profissionais da educação.


Palavras-chave


Desenvolvimento da consciência moral; Educação moral; Escola; Profissionais da educação

Texto completo:

PDF

Referências


Aquino, J.G.; Araújo, U.F. (Org.). Em foco: ética e educação. Educação e Pesquisa, v.26, n.2, p.53-53, 2000.

Araújo, U.F. Escola, democracia e a construção de personalidades morais. Educação e Pesquisa, v.26, n.2, p.91-107, 2000.

Aristóteles. Ética a Nicômaco. Rio de Janeiro: Nova Cultural, 2000. (Coleção os Pensadores).

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC, 1997.

Carvalho, J.S. Podem a ética e a cidadania ser ensinadas? Pro-posições: Revista da Faculdade de Educação, v.13, n.3, p.157-168, 2002.

Carvalho, J.S. et al. Formação de professores e educação em direitos humanos e cidadania: dos conceitos às ações. Educação e Pesquisa, v.30, n.3, p.435-445, 2004.

Cortella, M.S.; La Taille, Y. Nos labirintos da moral. Campinas, São Paulo: Papirus, 2005.

Dessen, M.A. Estudando a família em desenvolvimento: desafios conceituais e teóricos. Psicologia: Ciência e Profissão, v.30, n.Esp., p.202-219, 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2015.

Dessen, M.A.; Polonia, A.C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, v.17, n.36, p.21-32, 2007. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2015.

Dias, A.A. Educação moral e autonomia na educação infantil: o que pensam os professores. Psicologia: Reflexão e Crítica,v.18, n.3, p.370-380, 2005.

Faco, V.M.G.; Melchiori, L.E. Conceito de família: adolescentes de zonas rural e urbana. In: Valle, T.G.M. (Org.). Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliações e intervenções. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p.1-16. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2015.

Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

Goergen, P. Educação moral hoje: cenários, perspectivas e perplexidades. Educação e Sociedade, v.28, n.100, p.737-762, 2007. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2014.

Lopes, A.R.V.; Trevisol, M.T.C.; Corcetti, M.L. Formação de futuros professores de matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais. Ciência e Educação, v.18, p.703-720, 2012.

Magro, A.N.; Trevisol, M.T.C. Escola, família e a construção de valores: um estudo a partir da ótica de pais e profissionais da educação. Revista Leopoldianum, ano 40, n.110/112, p.37-49, 2014.

Menin, M.S.S. Valores na escola. Educação e Pesquisa, v.28, n.1, p.91-100, 2002.

Menin, M.S.S.; Trevisol, M.T.C.; Bataglia, P.U.R. Experiências bem-sucedidas de educação moral: contribuições para o cotidiano da escola. In: Reunião Nacional da Anped, 36., 2013, Goiânia. Anais.... Goiânia: UFG, 2013. p.1-15.

Piaget, J. O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

Piaget, J. O tempo e o desenvolvimento intelectual da criança. In: Piaget, J. A epistemologia genética: sabedoria e ilusões na filosofia: problemas de psicologia genética. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p.211-225.

Piaget, J. Os procedimentos de educação moral. In: Macedo, L. (Org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p.1-36.

Puig, J.M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.

Sampaio, Leonardo Rodrigues. Psicologia e a educação moral. Psicologia: Ciência e Profissão, v.27, n.4, p.584-595, 2007. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2015.

Santos, A.C.B.H.; Trevisol, M.T.C. O desenvolvimento moral do aluno: um estudo sobre as experiências pedagógicas realizadas na escola. 2011. In: Congresso Nacional de Educação: Educere, 10., e Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, 1., 2011, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: Editora Champagnat, 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2014.

Savater, F. Ética para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Shimizu, A.M. As representações sociais de moral de professores das quatro primeiras séries do ensino de 1º grau. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Filosofia, Universidade Estudual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 1998.

Tognetta, L.R.P.; Vinha, T.P. Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

Tognetta, L.R.P.; Vinha, T.P. Valores em crise: o que nos causa indignação? In: La Taille, Y.; Menin, M.S.S. (Org.). Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009. p.15-45.

Trevisol, M.T.C. Tecendo os sentidos atribuídos por professores do ensino fundamental ao médio profissionalizante sobre a construção de valores na escola. In: La Taille, Y.; Menin, M.S.S. (Org.). Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009. p.151-184.

Valente, J.A. Criando oportunidades de aprendizagem continuada ao longo da vida. Revista Pátio, ano 4, n.15, p.8-12, 2001.

Zabalza, M. Como educar em valores na escola. Revista Pátio. Porto Alegre, ano 4, n.13, 2000. p.21-24.

Zluhan, M.R.; Raitz, T.R. Educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.95, n.239, p.31-54, 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2015.EP/article/view/2942/2032>. Acesso em: 15 out. 2015.




DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2895

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.