O jogo do xadrez e a aprendizagem lúdica para adolescentes em ambiente socioeducativo

Luiz Nolasco de Rezende Júnior, Antônio Villar Marques de Sá

Resumo


Trata-se de uma pesquisa qualitativa com objetivo de construir uma proposta interventiva lúdica, tendo o xadrez como ferramenta de aprendizagem em aulas de produção de texto para o desenvolvimento de competências ligadas à habilidade escrita e à construção de novos projetos de vida. O estudo envolveu 32 adolescentes que cumpriam medida de internação em uma unidade socioeducativa. Os dados foram obtidos por diário de campo e análise de conteúdo das redações e rodas de conversa. Durante 13 encontros semanais, os adolescentes aprenderam e jogaram xadrez, produziram textos e reflexões a partir de metáforas enxadrísticas associadas às suas realidades e que resultaram no incentivo dos sujeitos à aprendizagem, socialização, cognição e afetividade pela presença do lúdico; na diminuição da resistência em produzir textos, apesar do não domínio da habilidade escrita; e na construção coletiva de uma ação interventiva diferenciada dos projetos de vida que levaram ao cumprimento de medida restritiva de liberdade.

Palavras-chave: Afetividade. Integração social e educação. Jogos. Processo ensino-aprendizagem. Valores educacionais.


Palavras-chave


Afetividade; Integração social e educação; Jogos; Processo ensino-aprendizagem; Valores educacionais

Texto completo:

PDF

Referências


Barbier, R. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002.

Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

Ciganda, J.M. Educação ambiental na formação do pedagogo: um estudo de caso do projeto água como matriz ecopedagógica. 2010. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

Costa, A.C.G. A presença da pedagogia: teoria e prática da ação socioeducativa. São Paulo: Global, 1999.

Creswell, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Dauvergne, P. O caso do xadrez como ferramenta para desenvolver as mentes de nossas crianças. In: Filguth, R. (Org.). A importância do xadrez. Porto Alegre: Artmed, 2007. p.11-17.

Desroche, H. Pesquisa-ação: dos projetos de autores aos projetos de atores e vice-versa. In: Thiollent, M. (Org.). Pesquisa-ação e projeto cooperativo na perspectiva de Henri Desroche. São Carlos: Edufscar, 2006. p.33-68.

Dionne, H. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília: Liber Livro, 2007.

Fávero, M.H. Psicologia e conhecimento: subsídios para a análise do ensinar e aprender. Brasília: Edunb, 2005.

Filguth, R. (Org.). A importância do xadrez. Porto Alegre: Artmed, 2007.

González-Rey, F.L. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

Kishimoto, T.M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 14.ed. São Paulo: Cortez, 2013.

Rasskin-Gutman, D. Chess metaphors: Artificial intelligence and the human mind. Cambridge: MIT Press, 2009.

Rezende Júnior, L.N. A aprendizagem lúdica e o adolescente com restrição de liberdade. In: Sá, A.V.M. et al. (Org.). Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013. p.105-122.

Rezende Júnior, L.N. Pesquisa-ação de proposta educativa lúdica pelo uso do xadrez na construção de valores por adolescentes com restrição de liberdade. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

Sá, A.V.M. Ensino enxadrístico em contextos escolar, periescolar e extraescolar: experiências em instituições educativas na França e suas repercussões. In: Silva, W. (Org.). Xadrez e educação: contribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico. Curitiba: EdUFPR, 2012. p.169-190.

Sá, A.V.M.; Rezende Júnior, L.N.; Melo, W.A. Benefícios lúdicos e pedagógicos do xadrez. In: Sá, A.V.M. et al. (Org.). Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013. p.265-281.

Silva, R.G. O papel da sensibilidade e das linguagens poéticas nos processos formativos em educação ambiental: uma ciranda multicor. 2008. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

Thiollent, M. Prefácio. In: Dionne, H. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília: Liber Livro, 2007. p.11-17.




DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2876

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.