Refletindo sobre a avaliacão e empreendendo novos saberes

Warlen Fernandes Soares Marques, Maria Eugênia de Lima e Montes Castanho

Resumo


O presente texto aborda de forma crítica a questão da avaliação educacional, identificando o aluno, o professor e a escola como agentes capazes de transformar a prática atual. Traz à tona a história da avaliação, enfatizando que esta sempre esteve a serviço dos interesses do estado. Entende a Avaliação Educacional como um fator atrelado a outros e que uma mudança na postura de avaliar demanda uma mudança de atitude frente ao processo de ensino e aprendizagem. Por esse motivo ressalta a preocupação em apontar uma crítica frente ao modelo atual de avaliação da aprendizagem. Ressalta que há muitos estudos a serem realizados no campo da avaliação e que embora lentamente, mudanças estão ocorrendo.

Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem; Formação e Atuação Docente; Inovação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.