A religião como educação

Maria Betânia Barbosa Albuquerque, Rafael Grigório Reis Barbosa

Resumo


O artigo analisa a relação entre educação e religião a partir de uma perspectiva antropológica e epistemológica. Parte do pressuposto de que a religião pode ser entendida como um processo educativo, por meio do qual um conjunto de saberes circula e é apreendido pelos sujeitos, contribuindo para a formação de identidades. A partir das contribuições oriundas dos estudos sobre a educação em sua interface com a antropologia e com a história cultural, o artigo objetiva analisar a conexão entre educação e cultura, considerando alguns trabalhos de pesquisa que apontam para o horizonte da religião como educação, bem como refletir sobre alguns desafios epistemológicos para repensar a educação e a pesquisa no campo de confluências entre educação, cultura e religião. Metodologicamente, o texto resulta de pesquisa teórico-bibliográfica tomando por base algumas experiências de pesquisas que abordam a educação ocorrida em ambientes religiosos, para, a partir disso, instaurar uma reflexão sobre o estatuto epistêmico dessas proposições. Conclui-se que a educação vivenciada em espaços religiosos configura-se como uma prática ligada à produção da vida e reprodução social, na qual indivíduos constroem sua subjetividade e dão continuidade a sua existência. Partindo da realidade das múltiplas formas de vivência da experiência religiosa, trata-se de considerar, também, que tais vivências apelam para a necessidade de ampliação da análise investigativa para além dos padrões exclusivamente
racionais ou técnico-científicos predominantes em tais análises.

Palavras-chave: Educação. Epistemologia. Religião.

 


Texto completo:

PDF

Referências


Albuquerque, M.B. Epistemologia e saberes da ayahuasca. Belém: Eduepa, 2011.

Brandão, C.R. A educação como cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

Brasil. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em . Acesso em: 10 maio 2013.

Cottingham, J. A dimensão espiritual: religião, filosofia e valor humano. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

Ferraris, M. O sentido do ser como rasto ôntico determinado. In: Derrida, J.; Vattimo, G. (Org.). A religião. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1997. p.203-235.

Fonseca, M. Educação pelos tambores: a transmissão da tradição oral no Candombe do Açude. In: Congresso Luso -Brasileiro de História da Educação, 6., 2006, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU, 2006. p.4935-4948.

Fonseca, T.N.L. História da educação e história cultural. In: Veiga, C G.; Fonseca, T.N.L. (Org.). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p.43-75.

Forquin, J.C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

Gargani, A.G. A experiência religiosa como acontecimento e interpretação. In: Derrida, J.; Vattimo, G. (Org.). A religião. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1997. p.133-161.

Ginzburg, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Goswami, S.D. Introdução à filosofia védica. 2.ed. Brasília: Associação BBT Brasil, 2002.

Gruzinski, S. A colonização do imaginário: sociedades indígenas e ocidentalização no México espanhol, séculos XVI-XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Lévinas, E. Quatro leituras talmúdicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

Libâneo, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 2.ed. São Paulo: Cortez, 1999.

Mota Neto, J.C. A Educação no cotidiano do Terreiro: saberes e práticas culturais do Tambor de Mina na Amazônia. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2008.

Oliveira, L.B. et al. Ensino religoso no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2007.

Tramonte, C. Educação intercultural ambiental e religiosidade afro-brasileira. In: Seminário Internacional Educação Intercultural, Movimentos Sociais e Sustentabilidade, 3., 2006, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2006. p.1-21. Disponível em: <http://

www.rizoma3.ufsc.br/textos/363.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2007.




DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2762

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.