Entre conhecimentos específicos e pedagógicos: dificuldades encontradas em docentes da área da Saúde

Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel, Sílvia Maria de Aguiar Isaia, Daniela Tonús, Thaise Lopes Grigolo de Vargas

Resumo


Este artigo é decorrente da pesquisa “Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas de conhecimento e sua influência na atuação docente”. Buscou-se analisar as dificuldades encontradas na prática docente de nove professores da área da saúde de uma instituição de ensino superior pública. Para tanto, utilizaram-se dados encontrados nas entrevistas narrativas referentes a um dos eixos norteadores da entrevista: Área do saber acadêmico em ação, e trata, mais especificamente, do indicador dificuldades encontradas na docência. Os resultados evidenciaram desafios inerentes à carreira, tais como: formação pedagógica; falta de prática profissional no início da carreira docente; professor como reprodutor do conhecimento; novo perfil de estudantes e inovações tecnológicas; administração dos valores éticos e morais; solidão pedagógica. Considera-se a necessidade de investimentos por parte da instituição e do corpo docente na busca de aperfeiçoamento e superação dos desafios impostos.

Palavras-chave: Área de saúde. Desenvolvimento profissional docente. Docência em saúde. Docência universitária. Ensino superior. Prática docente.


Palavras-chave


Área de saúde; Desenvolvimento profissional docente; Docência em saúde; Docência universitária; Ensino superior; Prática docente

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DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2489

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Revista de Educação PUC-Campinas

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