Disciplina e liberdade em Kant: um estudo a partir da obra “Sobre a Pedagogia”

Danilo Rodrigues Pimenta

Resumo


Quando Kant foi professor na Universidade de Königsberg, as disciplinas pedagógicas eram secundárias, não existiam sequer professores específicos para elas. Esses se revezavam para ministrar as Lições de Pedagogia. Ficou a cargo de Immanuel Kant ministrar essas preleções em 1776/1777, 1783/1784 e 1786/1787. Foram essas lições que deram origem à obra “Sobre a Pedagogia”, que será analisada neste artigo. A referida obra oscila entre a exposição de princípios e enunciados de conselhos práticos. Trata-se de um texto conciso que se relaciona com suas pesquisas sobre a moral. A proposta deste artigo é investigar como, para Immanuel Kant, o aprimoramento da natureza humana ocorre por meio da educação, sendo a disciplina fundamental para esse propósito que, por sua vez, não está em desacordo com a liberdade. Enfim, o objetivo deste texto é percorrer a proposta kantiana de educação prática, tal como consta na obra “Sobre a Pedagogia”. Para essa finalidade, além da obra kantiana, não serão dispensadas as produções de estudiosos do pensamento do filósofo alemão.


Palavras-chave


Disciplina. Educação. Liberdade.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2370

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Revista de Educação PUC-Campinas

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