O ensino da língua materna nos currículos dos cursos de Pedagogia

Geysa Spitz Alcoforado de Abreu, Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Dalva Maria Alves Godoy

Resumo


Este artigo apresenta os resultados preliminares de um estudo sobre o lugar da língua materna nos cursos de Pedagogia no Brasil. Optou-se pela abordagem qualitativa a fim de buscar resolver o seguinte problema: De que forma vem se realizando a formação linguística do pedagogo de sorte a prepará-lo para levar seus alunos a desenvolver compreensão leitora e produção textual adequadas às diferentes situações discursivas? A partir dos anos 1990, a maioria das Faculdades de Educação buscou atender a demandas sociais específicas, contudo a área da linguagem ocupou uma posição de menor destaque. Os resultados indicam a naturalização dos conhecimentos exigidos aos acadêmicos e a desconsideração de práticas de linguagem como sendo necessárias ao ensino. Ciente das lacunas na sua formação inicial, defende-se uma revisão curricular desses cursos de Pedagogia para que os alunos sejam diplomados com inserção nas práticas de letramento, o que inclui reflexão teórica no campo da linguística e experiência de leitura e escrita.


Palavras-chave


Formação linguística. Linguagem. Práticas de letramento.

Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, 23 dez.1996.

Brasil. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP 1/2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, 16 maio 2006. Seção 1, p.11.

Cagliari, L.C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1997.

Grinspun, M.P.S.Z. (Org.) Supervisão e orientação educacional: perspectivas de interação na escola. São Paulo: Cortez, 2006.

Jouve, V. A leitura. São Paulo: Unesp, 2002.

Meksenas, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2003.

Pacheco, J. A. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez, 2005. Silva, C.S.B. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.

Silva, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Soares, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, v.5, n.25, p.5-17, 2004.

Vigotski, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.




DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2369

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.