Práticas interdisciplinares no ensino superior: dilemas e estudos nas áreas de letras e artes

Jairo de Araujo Lopes, Elizabeth Adorno de Araújo

Resumo


Este artigo tem por pretensão discutir as concepções sobre interdisciplinaridade e as práticas pedagógicas interdisciplinares no âmbito do ensino superior, mais especificamente nas áreas de Letras e Artes. Após estudo análogo em Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, buscamos, nas novas áreas, caminhos para uma orientação sobre práticas interdisciplinares no contexto da educação superior, sob hipótese de que tais práticas pudessem aí ocorrer de forma mais freqüente, natural e organizada, contribuindo para o repensar das concepções e práticas educativas em todos os campos do conhecimento. Para isso, considerou-se a opinião de três docentes e pesquisadores em ensino de Letras e de cinco da área de Artes sobre como concebem a interdisciplinaridade e como ocorrem aí as práticas interdisciplinares na formação superior. O estudo das falas, em confronto com as teorias sobre o tema, fornece uma perspectiva crítica de superação de fronteiras entre concepções, práticas pedagógicas e condições de desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar.

Palavras-chave: Ensino Superior; Ensino de Letras e Artes; Interdisciplinaridade; Abordagem Interdisciplinar.


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Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

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