Ensino de letras e artes na educação superior e a questão da inovação pedagógica

Maria Eugênia de Lima e Montes Castanho

Resumo


O objetivo deste trabalho é, a partir de entrevistas realizadas com profissionais do ensino superior da área de Letras e Artes, detectar questões relevantes imbricadas na problemática. Foram realizadas entrevistas com personalidades ilustres nas áreas estudadas e identificadas duas categorias teóricas fundamentais: a inovação em educação e a função da arte na educação. Com relação à inovação pedagógica, concluímos que esta se dá quando são atingidas as estruturas profundas do ensino. Quanto à função da Arte, afirmamos que se trata de uma atividade humana de pleno valor cognoscitivo, tão fundamental quanto as outras formas de explorar a realidade. É um dos aspectos para entender a historicidade da sociedade humana, aspecto esse que condiciona o respectivo ensino.

Palavras-chave: Universidade. Docência. Inovação. Arte.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.