A obra de Pierre Bourdieu em teses e dissertações da pós-graduação brasileira: um mapeamento

Adriane Knoblauch, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna

Resumo


O estudo apresenta resultado de pesquisa realizada no Banco de Teses da Capes, com o objetivo de mapear a utilização da teoria de Pierre Bourdieu na produção de teses e dissertações nos programas de pós-graduação no Brasil, que se referem às pesquisas sobre educação, no período de 1987 a 2004. A fonte de informações se constitui de um conjunto de 177 resumos obtidos a partir dos seguintes descritores: “Bourdieu and educação”; “Bourdieu and escola”; “Bourdieu and professor”. Buscamos identificar tendências no que se refere às Instituições e Programas /Linhas de pesquisa; Graus e Anos de defesa; Orientadores; Temas; Técnica de coleta de dados e Tipos de pesquisa; Referencial teórico e Conceitos. Observamos que a tendência é de aumento dessa produção, com uma utilização cada vez mais acentuada da teoria de Pierre Bourdieu em pesquisas sobre educação, com dispersão de instituições e orientadores.

Palavras-chave: Bourdieu. Produção Discente. Campo Acadêmico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.