Encontros e desencontros entre teoria e prática nos registros avaliativos de matemática de duas escolas estaduais de Mato Grosso

Maria José da Silva, Marta Maria Pontin Darsie

Resumo


Este texto é parte de uma pesquisa que tem como foco a análise e compreensão de concepções de avaliação e de conhecimento matemático de professores do Ensino Fundamental, em que buscamos compreender as concepções expressas nos relatórios avaliativos e como se dá a elaboração dos mesmos. A pesquisa foi realizada em cinco escolas estaduais do município de Cáceres, Mato Grosso, envolvendo professores de Matemática do Ensino Fundamental. Utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, com análise interpretativa dos dados. Das escolas investigadas, encontramos duas que optaram por fazer o registro avaliativo em fichas. É este recorte da pesquisa que trazemos para discussão: a análise das fichas avaliativas e as justificativas dadas pelas professoras para sua adoção. Entre estas estão: a falta de preparo específico e de atualização para exercer a difícil tarefa de avaliar; salas de aulas com muitos alunos, entre outros aspectos.

Palavras-chave: Avaliação. Ensino fundamental. Matemática.


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Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

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