Concepções e práticas de educação ambiental na escola pública

Fabiana Panetto de Almeida, Rosa Maria Feiteiro Cavalari

Resumo


Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa realizada com professores de Ciências que elaboraram e desenvolveram projetos de Educação Ambiental, buscando identificar as concepções de Educação Ambiental e caracterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas nesses projetos. Foram sujeitos desta pesquisa três professoras de três escolas públicas de Ensino Fundamental e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas, observações das práticas pedagógicas e análise documental dos projetos. Os resultados revelaram que as diferentes concepções de Educação Ambiental permearam o discurso, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas. Pode-se afirmar que só haverá concretização dos projetos se os professores participarem do planejamento e da elaboração das propostas de Educação Ambiental, tendo em vista que a estrutura, o funcionamento das Escolas Públicas e a fragmentação do currículo escolar impõem determinados obstáculos à prática pedagógica da Educação Ambiental nas Escolas Públicas Estaduais.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Professores. Projetos.


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Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

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