Perspectivas práticas de abordagens historiográficas no ensino dos conteúdos da disciplina história da educação

Eliane Mimesse

Resumo


Este artigo objetiva apresentar as contribuições teóricas, a partir das novas abordagens historiográficas, dos conteúdos da disciplina História da Educação. Essa é uma disciplina recorrentemente questionada em suas finalidades pelos alunos, por apresentar um caráter eminentemente teórico. Pode ser trabalhada a partir de metodologias variadas: a opção, neste caso, foi o uso de exemplos vinculados ao cotidiano e à história local. O campo da História da Educação configura-se e apresenta-se com extrema riqueza a cada nova pesquisa divulgada, portanto é necessário o incentivo às práticas pedagógicas embasadas na retomada da documentação e outras fontes referentes à história da educação, sem necessariamente fazer-se uso de um único manual. Para o desenvolvimento dessas reflexões serão utilizados exemplos práticos, aplicados no decorrer dos últimos anos em aulas ministradas no curso de licenciatura em Pedagogia, em diferentes instituições de ensino superior. Tem-se, ainda, como ação diferencial na aplicação e posterior análise dos conteúdos o resgate da história da educação brasileira a partir do regional e local.

Palavras-chave: História da Educação, Prática de Ensino.

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Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

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