Politicas públicas, educação e neoliberalismo: o que isso tem a ver com cidadania?

Graziela Rossetto Giron

Resumo


O presente artigo propõe discutir em que consistem as políticas públicas, mais especificamente as políticas educacionais, e como elas influenciam a construção do conceito de cidadania. O texto aponta que, para cada modelo de Estado, corresponde também um modelo de educação, uma vez que o projeto educativo veicula uma imagem de homem e de mundo que se deseja alcançar ou formar. Falar de política educacional, portanto, implica considerar que ela se articula à construção de um projeto de sociedade e de cidadania. Compreender quais são as políticas educacionais que orientam, atualmente, a educação ajuda a clarificar as relações de poder que se estabelecem entre o Estado e a sociedade, como também, o tipo de indivíduo que se está formando a partir dessas políticas.

Palavras-chave: Políticas Educacionais; Neoliberalismo; Cidadania.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Educação PUC-Campinas

ISSNe 2318-0870 (eletrônico)
ISSN 1519-3993 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.