Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista de Educação PUC-Campinas destina-se à publicação de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da educação, visando à difusão do conhecimento e fomentando o debate acadêmico sobre temas de relevância no cenário educacional, nacional e internacional, que auxiliem a compreensão do fenômeno educativo na atualidade.

Os trabalhos enviados para publicação devem vincular-se a pelo menos um dos seguintes eixos:

1. Formação Inicial e Continuada de professores: discute as políticas, os fundamentos, as práticas e os temas contemporâneos relacionados à formação inicial e continuada de professores e da profissionalização docente.

2. Práticas Pedagógicas e Processos Educativos: discute as políticas, os fundamentos e as práticas do exercício docente, no âmbito da educação básica e superior, e problematizar os processos de ensino e de aprendizagem, no campo da educação formal e não-formal.

3. Fundamentos da Educação: discute as contribuições dos conhecimentos acumulados na Filosofia, Pedagogia, Psicologia, Antropologia, História e Sociologia que permitem construir novas maneiras de pensar e praticar a Educação.

4. Tecnologias na Educação: discute as políticas, os fundamentos e as práticas de incorporação das tecnologias de informação e comunicação, nos processos de gestão e de ensino e aprendizagem da educação básica e superior.

5. Currículo da Educação Básica e Superior: discute as políticas, os fundamentos e as práticas curriculares da educação básica e superior, com ênfase na educação contemporânea, bem como as políticas públicas educacionais que implicam o currículo e a prática docente.

6. Políticas Públicas em Educação: discute os fundamentos das políticas públicas relacionadas à educação que expressam a ação do Estado e as implicações na educação básica e superior, bem como os processos de formulação, planejamento, implantação, gestão e avaliação destas políticas.

No momento de submissão, é necessário indicar no campo de comentários a qual eixo o trabalho se vincula.

Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico. A revista aceita artigos para publicação redigidos em português, espanhol e inglês em fluxo contínuo e seção temática.

Seção Temática (a convite ou por edital de chamada): seção destinada à publicação de 4 a 6 artigos coordenados entre si, prioritariamente resultantes de pesquisa de campo, envolvendo autores e instituições de diferentes regiões do país, versando sobre tema de interesse atual. Além disso, a proposta deve incluir pelo menos um artigo em inglês ou espanhol de autor estrangeiro.

A Revista de Educação PUC-Campinas não publica mais que 1 (um) artigo do mesmo autor no mesmo ano (volume), para evitar a endogenia. Esse procedimento visa aumentar o número de temas e de colaborações provenientes de autores nacionais e internacionais. Da mesma forma, há um limite máximo de 1 (um) artigo de professores-pesquisadores da PUC-Campinas por ano (volume).

 

Políticas de Seção

Artigos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Temática

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação dos manuscritos

Os manuscritos podem ser rejeitados sem comentários detalhados após análise inicial, pela Comissão Editorial da Revista de Educação PUC-Campinas, se os artigos forem considerados inadequados ou de prioridade científica insuficiente para publicação na Revista.

Os manuscritos serão encaminhados sem o(s) nome(s) do(s) autor(es), a pelo menos dois revisores ad hoc (externos) da área. Havendo divergências de avaliação e/ou identificação de conflito de interesses, um terceiro revisor será indicado. Os pareceristas ad hoc recomendarão a sua aceitação, recusa ou poderão sugerir reformulações. Neste caso, o artigo reformulado pelo autor poderá retornará aos revisores para avaliação final ou ser avaliado pelo Conselho Executivo.

Com dois pareceres de aprovação, o artigo será encaminhado ao Conselho Editorial para ad referendum e comunicação ao autor. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Conselho Executivo da Revista, de acordo com critérios e normas operacionais internas.

Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores dos manuscritos e respectivas instituições.

Os trabalhos que receberem sugestões para alterações serão devolvidos aos autores para as devidas correções, com os pareceres emitidos ou uma síntese dos mesmos, devendo ser devolvidos no prazo estipulado pelo Conselho Executivo. Caso os autores não encaminhem o manuscrito revisado e a carta-resposta no prazo estipulado, o processo editorial será encerrado, em qualquer etapa da submissão. O título e o código do manuscrito deverão ser especificados.

- Versão reformulada por indicação de parecerista: a versão reformulada deverá ser encaminhada via site <http://www.puccampinas.edu.br/periodicocientifico>. O(s) autor(es) deverá(ão) enviar apenas a última versão do trabalho. O texto do artigo deverá empregar fonte colorida (cor azul), para todas as alterações, juntamente com uma carta ao editor, reiterando o interesse em publicar nesta Revista e informando quais alterações foram processadas no manuscrito. Se houver discordância quanto às recomendações dos revisores, o(s) autor(es) deverão apresentar os argumentos que justificam sua posição.

O processo de avaliação dos manuscritos terminará na segunda versão. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Conselho Executivo da revista, de acordo com critérios e normas de revisão internas.

O processo entre submissão e publicação do artigo leva em média 8 meses.

 

Periodicidade

A Revista de Educação da PUC-Campinas é uma publicação quadrimestral (janeiro-abril; maio-agosto; setembro-dezembro), editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

 

Política de Acesso Livre

A Revista proporciona acesso público - Open Access - a todo seu conteúdo e são protegidos pela Licença Creative Commons (CC-BY).

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

APCs (Taxa de Processamento de Artigo) e Taxa de Submissão

Revista de Educação PUC-Campinas não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...