Interdisciplinaridade e estudos da religião: um panorama da formação acadêmica dos docentes dos Programas de Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil

Walter Ferreira Salles, Breno Martins Campos

Resumo


Este artigo assume o pressuposto de que a religião ocupa o espaço público na contemporaneidade não somente como fenômeno a agrupar fiéis em diversos modelos de igrejas ou comunidades, mas também como objeto de investigação da Teologia, das Ciências Humanas e, particularmente, das Ciência(s) da(s) Religião(ões). Se o campo religioso é plural e dialógico, importa que as disciplinas de explicação e/ou compreensão do campo sejam também transversais e abertas ao diálogo. Por meio de investigação exploratória, ao mesmo tempo, quantitativa e qualitativa, com base em dados oferecidos publicamente pelos sites dos Programas de Pós-Graduação em Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil, esta investigação procura, como objetivo geral, mapear a formação dos docentes atualmente atuantes nesses programas, a fim de verificar como a titulação dos pesquisadores reflete a dimensão de interdisciplinaridade exigida pela área e o favorecimento ao diálogo.

Palavras-chave: Ciência(s) da(s) Religião(ões). Interdisciplinaridade. Titulação docente. Brasil.


Palavras-chave


Ciência(s) da(s) Religião(ões). Interdisciplinaridade. Titulação docente. Brasil.

Texto completo:

PDF

Referências


COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Diretoria de Avaliação: documento de área. Brasilia: Capes, 2013. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Filosofia_Teologia_doc_area_e_comiss%C3%A3o.pdf >. Acesso em: 25 jun. 2015.

FERREIRA, A.C.; SENRA, F. Tendência interdisciplinar das ciências da religião no Brasil: o debate epistemológico em torno da interdisciplinaridade e o paralelo com a constituição da área no país.

NUMEN: Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, v.15, n.2, p.249-269, 2012.

MARQUES, Â.C.B.; ROCHA, M. Memórias da fase inicial da ciência da religião no Brasil: Entrevistas com Edênio Valle, José J. Queiroz e Antonio Gouvêa Mendonça. Rever, v.7, p.192-214, 2007. Disponível em: < http://www.pucsp.br/rever/rv1_2007/p_entrevista.pdf >. Acesso em: 25 de jun. 2015.




DOI: https://doi.org/10.24220/2447-6803v41n1a3714

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Bases de datos e repositórios

 


Reflexão

ISSNe 2447-6803 (eletrônico)

ISSN 0102-0269 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.