A lógica espacial de John Ruskin

Claúdio Silveira Amaral

Resumo


Uma leitura mais cuidadosa das ideias arquitetônicas de Ruskin passa necessariamente pela abordagem de suas considerações sobre a forma pictórica além de sua forma natural. A forma arquitetônica em Ruskin é derivada de suas ideias sobre a pintura, segundo as quais conceitos similares servem tanto para a arquitetura como para a pintura e para a
natureza. Em um primeiro momento, Ruskin elaborou a sua noção de forma natural, em seguida relacionou essa noção com a forma pictórica. Por fim, transferiu os conceitos
tratados em sua forma pictórica para o âmbito da forma arquitetônica. Percebe-se que os assuntos tratados por Ruskin são irrelevantes em relação ao que está por trás: uma teoria
da percepção que mistura assuntos díspares. A lógica ruskiniana é espacial e composta por assuntos tais como: natureza, pintura, arquitetura e política econômica. Este artigo trata dos três primeiros temas, e procura mostrar a sua interdependência.
PALAVRAS-CHAVE: teoria da percepção, arquitetura, lógica espacial, ética, estética.

Palavras-chave


teoria da percepção, arquitetura, lógica espacial, ética, estética.

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Referências


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