Urbanização em áreas de interesse ambiental

Ricardo Sousa Moretti

Resumo


O Título "Urbanização em áreas de interesse ambiental" traz naturalmente a questão: quais áreas se incluem nesta categoria? No estágio de degradação do ambiente a que se chegou nas cidades, todo novo processo de urbanização significa um risco ambiental. Mesmo reconhecendo a existência de áreas especialmente frágeis ou relevantes, da ótica ambiental, é necessário ampliar o conceito de "área de interesse ambiental" e avaliar cuidadosamente todo novo processo de urbanização - qualquer área deve ser considerada de interesse ambiental. Neste sentido caminha a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) n° 237¹, de 19/12/1997, ao incluir o parcelamento do solo, de forma abrangente, dentre as atividades sujeitas ao licenciamento ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, Angelo M.V. (1997), Parcelamento do Solo Urbano em Campo Grande: Visão Crítica e Roteiro Legal. Campo Grande, FAU-UNIDERP, 59p.

BARRETO SILVA, H.M. (2000), Habitação no Centro de São Paulo: Como Viabilizar Essa Ideia? São Paulo, Labhab, FAU-USP.

BONDUKI, N. (1998), Origens da Habitação Social no Brasil. São Paulo, Estação Liberdade.

FERNANDES, A. (1993), Instrumentos de Política Fundiária Urbana - o Técnico e o Político na Questão do Uso do Solo. Dissertação de mestrado apresentado à FFLCH-USP, São Paulo, mimeo.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. (1995), Déficit Habitacional no Brasil. Belo Horizonte, Fundação João Pinheiro.

MORETTI, R.S. (2000), "Terrenos de Fundo de Vale - Conflitos e Propostas". Téchne, São Paulo, n.48, pp.64-67.

MORETTI, R.S. e FERNANDES, A. (1997), Metodologia para a Identificação de Alternativas de Uso Sustentável de Áreas Urbanas de Interesse Ambiental. Trabalho apresentado no I Encontro Nacional Sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, Canela (RS).

_______.(2000), Sustentabilidade Urbana e Habitação de Interesse Social. Trabalho apresentado no VIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, Salvador. In Anias em CD.

VILLA, B. (1999), "Legislação Urbanística, Programas de Habitação d eInteresse Social e Política Ambiental: A Hora da Articulação". In Fundação Prefeito Faria Lima, O Município no Século XXI: Cenários e Perspectivas, São Paulo, CEPAM, pp.285-294.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Oculum Ensaios

ISSNe 2318-0919 (eletrônico)
ISSN 1519-7727 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.