A contribuição da arquitetura fractal para o ensino de CAAD

Maycon Ricardo Sedrez

Resumo


A geometria fractal e uma área da matemática que estuda objetos complexos. Os fractais são objetos que surgiram com o intuito de descrever formas naturais. Logo apos a criação dos conceitos de fractais, alguns arquitetos começaram a utilizar esses parâmetros no desenvolvimento de formas. Em uma experiencia unica sobre o tema, procurou‑se abordar o elo entre arquitetura e fractais buscando a criacao de formas. O desafio de ensinar projeto arquitetonico assistido por computador abordando a geometria fractal foi ainda ampliado ao se criar um conteudo completamente novo para um ambiente virtual de aprendizagem. Este texto trata dessas questoes agindo como difusor dos conceitos de fractais para arquitetos e do potencial do ensino a distancia para arquitetura.

Palavras-chave: Arquitetura fractal. Projeto arquitetonico assistido por computador. Objeto virtual de aprendizagem.


Palavras-chave


Arquitetura fractal. Projeto arquitetonico assistido por computador. Objeto virtual de aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


Baier, T.; Sedrez, M.R. Geometria Fractal e Arquite‑

tura Contemporânea — Kisho Kurokawa. In: SALÃO

DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 13, 2001, Porto Alegre.

Anais… . Porto Alegre: UFRGS, 2001.

Baier, T.; Sedrez, M.R. Uso de gráficos de funções

matemáticas, construídos com recurso computacional,

na elaboração de projetos arquitetônicos: uma proposta

pedagógica. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATE‑

MÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 30, 2007,

Florianópolis. Anais… . Florianópolis: SBMAC, 2007.

Bloom, B.S. Taxionomia de objetivos educacionais.

Porto Alegre: Globo, 1972. v.1 (Domínio Cognitivo).

Bonneel, N. Tree Generator. 2008. Available from:

. Cited: 10 May

Celani, M.G. CAD criativo: exercícios para desenvol‑

ver a criatividade de arquitetos na era digital. São Paulo:

Campus, 2003.

Desprez, N. Chaoscope. 2007. Available from: <http://

www.chaoscope.org>. Cited: 10 Jan. 2008.

Eisenman, P. Eisenmanesie. Architecture + Urba‑

nism. [S.l.]: Extra, 1988. p.70.

Espanés, I.M. El desafio de los fractales. Summa+.

Buenos Aires: Donn S.A., 2001, n.51, 2001, p.144.

Espanés, I.M. Fractales y formas arquitectónicas. Cór‑

doba: I+P División Editorial, 2003.

Fernandes, B.R. Estratégias pedagógicas de uso de téc‑

nicas de computação gráfica como instrumento de apoio

ao processo criativo de projeto de arquitetura. 2006. Dis‑

sertação (Mestrado) – Programa de Pós‑Graduação em

Arquitetura, Universidade Federal de Santa Catarina,

Florianópolis, 2006.

Ferreira, A.B.H.Novo Aurélio Século XXI: o dicionário

da língua portuguesa. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fron‑

teira, 1999.

Filatro, A. Design instrucional contextualizado: edu‑

cação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2004.

Jencks, C. The new paradigm in architecture: the lan‑

guage of post‑modernism. New Haven: Yale Press Uni‑

versity, 2002.

Lorenz, W. E. Fractals and fractal architecture. 2002.

Dissertação (Mestrado) – Universidade de Tecnologia

de Viena, Viena, 2002.

Mandelbrot, B.B. The fractal geometry of nature.

New York: W. H. Freeman, 1983.

Mandelbrot, B.B. Objetos fractais: forma, acaso e

dimensão seguido de panorama da linguagem fractal.

ed. Lisboa: Gradiva, 1998.

Pereira, A.C. Ambientes virtuais de aprendizagem em

diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna,

Sedrez, M.R. Forma fractal no ensino de projeto arqui‑

tetônico assistido por computador. 2009. Dissertação

(Mestrado) – Programa de Pós‑Graduação em Arquite‑

tura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa

Catarina, Florianópolis, 2009.

Tarbel, J. Complexification. 2008. Available from:

. Cited: 17

Dec. 2008.

Yessios, C.I. A fractal studio. In: ANNUAL CONFE‑

RENCE OF THE ASSOCIATION FOR COMPUTER

AIDED DESIGN IN ARCHITECTURE —

ACADIA, 87. Carolina do Norte – EUA, p. 169‑182,

Proceedings… Available from: <http://cumin‑

cad.scix.net/cgi‑bin/works/Show?0cb8>. Cited: 10

Oct. 2008.




DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0919v0n11_12a153

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Oculum Ensaios

ISSNe 2318-0919 (eletrônico)
ISSN 1519-7727 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.