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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Oculum Ensaios recebe manuscritos científicos que abordem questões relacionadas à cidade e ao urbanismo. A revista tem como missão promover o debate acadêmico e divulgar ideias, pesquisas e práticas que apresentem relevância para o campo da Arquitetura e do Urbanismo e áreas de conhecimento afins. Propõe-se como veículo de divulgação da produção acadêmica, subsidiando atividades de ensino e pesquisa.

Manuscritos aceitos pela Revista Oculum Ensaios

A Revista aceita artigos inéditos em português, espanhol, inglês e francês, nas seguintes categorias:

  • Artigo de pesquisa: contribuições destinadas à divulgação de resultados inéditos de pesquisas, com tema relevante para a área;
  • Ensaio ou artigo curto: trabalhos que apresentem uma reflexão sobre temas e discussões da atualidade, posições acadêmicas ou pontos de vista;
  • Revisão (a convite): síntese de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante análise e interpretação de bibliografia pertinente, de modo a conter uma análise crítica e comparativa dos trabalhos na área e de seus limites e alcances metodológicos;
  • Dossiê: seção destinada à publicação de artigos articulados entre si, de diferentes autores, versando sobre tema de interesse atual.
  • Resenhas: com intuito de apresentar, contextualizar e analisar criticamente livros impressos ou on line.
  • Entrevista: com profissionais, pesquisadores ou pessoas cuja opinião permita balizar o conhecimento  sobre determinado tema.

Normas Editoriais

Os artigos de pesquisa, ensaios, resenhas e entrevistas enviados à Revista OCULUM ENSAIOS devem ser originais e não terem sido encaminhados para outro meio de divulgação. Junto com o manuscrito, deve ser encaminhada Declaração de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais, assinada pelo(s) autor(es), com identificação do tipo de documento enviado (Artigo de pesquisa / Ensaio ou artigo curto / Revisão / Sessão Temática  Resenha / Entrevista).

A Revista verificará, por meio de uma ferramenta de detecção de plágio, todos os artigos submetidos antes de enviar para a revisão por pares.

Pesquisa que envolver participação com seres humanos é necessário a apresentação do parecer do Comitê de Ética, conforme preconiza a Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.

Todos os documentos devem ser enviados via website da revista.

Normas Técnicas

1.  Formatos de apresentação:

a)   Artigo de pesquisa / Revisão / Dossiê (trabalhos científicos originais e inéditos)

Deverão ser apresentados em formato A4, com espaço entrelinhas 1,5, letra tipo Arial 11; conter entre 10 e 20 páginas de 30 linhas e 70 toques (até 50 mil caracteres com espaço no total),  incluindo-se bibliografia, resumos em português e inglês (até 1.500 caracteres) e de três a cinco palavras-chave em português e inglêsl. O limite de fotos e ilustrações é de até 10 por artigo.

b)   Ensaio ou artigo curto (trabalhos científicos originais e inéditos)

Deverão ser apresentados em formato A4, com no máximo 15 laudas, incluindo tabelas, figuras, quadros e referências, preparados em espaço entrelinhas 1,5, com fonte Arial tamanho 11. Devem conter resumos em português e inglêsl (até 1.500 caracteres) e de três a cinco palavras-chave em português e inglês.

c)   Resenhas

(de publicações recentes originais e inéditas)

Poderão ter de 1 a 3 páginas (máximo 6 mil caracteres) preparadas em espaço entrelinhas 1,5, com fonte Arial tamanho 11 e em formato A4. O(s) autor(es) deve(m) enviar a capa da obra resenhada digitalizada em alta resolução (300 DPI).

d)   Entrevistas

(profissionais, docentes e pesquisadores de área de reconhecida competência artística, técnica e/ou científica)

Poderão ter de 3 a 5 páginas (máximo 10 mil caracteres). O(s) autor(es) da entrevista deve(m) enviar junto com o manuscrito a foto do entrevistado, do momento da entrevista, digitalizada em alta resolução (300 DPI), além de carta de autorização para publicação da entrevista e da foto.

2.   Forma de apresentação dos manuscritos:

Os originais deverão ser entregues conforme as seguintes indicações:

a)    Em formato WORD 6,0 ou superior, nos idiomas: português, espanhol, inglês e francês (não serão aceitos artigos em PDF);

  • Os trabalhos devem estar redigidos em estilo neutro (terceira pessoa), de maneira clara e bem estruturada, sem auto-referências evidentes ao trabalho do(s) próprio(s) autore(s);
  • Recomenda-se revisar a ortografia e a pontuação, evitando erros de digitação.

b)    As imagens deverão ser entregues em arquivo separado e e em alta resolução a partir de:

  • 300 DPI, formato tiff ou jpeg
  • tamanho 8 ou 16 cm para o lado maior (largura ou altura)
  • mapas coloridos também podem ser enviados nos mesmos formatos acima

c)    Tabelas, Quadros e Gráficos deverão ser elaborados e enviados em Excel.

  • Figuras, Tabelas, Quadros e Anexos deverão ser inseridas no corpo do texto, escritas com a primeira letra maiúscula e numerados com algarismos arábicos, consecutiva e independentemente, de acordo com a ordem de menção no texto. A posição para inserção de cada figura, tabela, quadro ou anexo deverá também ser indicada no corpo do texto. Os títulos e legendas deverão ser concisos, informando a fonte dos dados, o local e o ano em que foram elaborados. Devem ter as bordas laterais abertas.
  • Gráficos e desenhos deverão ser gerados em programas de desenho vetorial, acompanhados de suas respectivas escalas métricas nos formatos eps ou pdf.

d)     Folha de rosto com identificação dos autores, contendo:

  • Título completo no idioma do artigo (português, espanhol, inglês ou francês);
  • Título completo em português, quando necessário, compatível com o título do idioma;
  • Título completo em inglês, compatível com o título do idioma do artigo;
  • Sugestão de título abreviado para cabeçalho, não excedendo cinco palavras;
  • Nome de cada autor, por extenso, seguido por titulação acadêmica. Obs.: Não abreviar os prenomes;
  • Afiliação institucional em 3 níveis, sem abreviaturas ou siglas, além de cidade, estado e país. Exemplo de níveis: Universidade..., Centros de ..., Faculdade..., Centro...
  • Autores: Informar, explicitamente, a contribuição de cada um dos autores no artigo. O crédito de autoria deverá ser baseado em contribuições substanciais, tais como concepção e desenho, análise e interpretação dos dados, revisão e aprovação da versão final do artigo. Não se justifica a inclusão de nomes de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima. Redigir a contribuição no idioma que o artigo será publicado.
  • Indicação dos endereços completos das instituições às quais estão vinculados os autores;
  • Indicação de endereço para correspondência com o editor para a tramitação do original, incluindo telefone e endereço eletrônico.

3.   Elaboração dos manuscritos:

Estruturação:

  • Recomenda-se que a organização do artigo siga um roteiro contendo,  no mínimo Introdução, Desenvolvimento, Discussão e Conclusão, dividindo-se em partes/seções ou não, conforme a natureza do trabalho. No desenvolvimento do texto, além dos aportes teóricos, recomenda-se incluir a metodologia adotada. Na seção dedicada à discussão devem ser explorados os resultados.  A conclusão ou as considerações finais devem ter em conta os objetivos inicialmente propostos e não devem apresentar novas questões e nem incluir citações.

Siglas:

  • deverão ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, quando da primeira citação no texto. Não devem ser usadas no título e no resumo.

Citações no texto, baseadas na ABNT (NBR 10520/2002):

  • apenas as citações bibliográficas incluidas no texto devem constar na lista de referências
  • não serão aceitas citações/referência de monografias de conclusão de curso de graduação e de textos não publicados (aula entre outros).
  • Para a citação de trabalhos não  publicados (ou seja, um artigo in press), de autoria de um dos autores do manuscrito, será necessário incluir carta de aceitação da revista que publicará o referido artigo
  • Para a citação de dados não publicados, obtidos por outros pesquisadores, será necessário incluir uma carta de autorização para uso dos mesmos.

Casos específicos:

  • citações literais de até três linhas: entre aspas, sem destaque em itálico e, em seguida, entre parênteses (Sobrenome do autor, data, página, sem espaço entre o ponto e o número). Ponto final depois dos parênteses. Citações literais de mais de três linhas: em parágrafo destacado do texto, com 4cm de recuo à esquerda, em espaço simples, fonte menor que a utilizada no texto, sem aspas, sem itálico. Em seguida, entre parênteses: (Sobrenome do autor, data. Página). Vários autores citados em sequência: utilizar ordem cronológica de data de publicação dos documentos, separados por ponto e vírgula: (CRESPO, 2005; COSTA & RAMALHO, 2008; MORESI et al., 2010). Textos com dois autores: Crippa e Bisoffi (2010) (no corpo do texto); (CRIPA & BISOFFI, 2010) (dentro do parênteses) Textos com três ou mais autores: (GRISELDA et al., 2009) (dentro do parênteses) e Griselda et al. (2009) (fora dos parênteses). Citações do mesmo autor publicados no mesmo ano: acrescenta-se letra minúscula após a data, sem espaçamento. Exemplo: (MEDRANO, 2005a, 2005b).
  • ideias ou frases retiradas de citações de outros autores deverão apresentar, entre parêntesis, o sobrenome do autor, a data de publicação e página do documento original seguidas do termo apud, do sobrenome do autor, data e página da publicação utilizada como referência. Exemplo: (RODRIGUES, 1980, p.29 apud NELSON, 2012, p.75). Neste caso, será necessário incluir também uma nota com a referência completa do documento original citado.

Referências bibliográficas:

  • as referências deverão seguir as normas constantes da NBR-6023/2002. Deverão ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Os títulos dos periódicos devem ser indicados por extenso. Recomenda-se o limite de 30 referências por artigo.

Obs.: A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do autor. Abaixo relaciona-se alguns exemplos para distintas fontes bibliográficas. Para outros exemplos recomendamos consultar as normas da ABNT-NBR-6023/2002.

Exemplos

Artigo com um autor

  • POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, v.2, n.3, p.3-15, 1989.

Artigo com dois autores

  • FERNANDES, E.; ALFONSIN, B. A lei e a ilegalidade na produção do espaço urbano. Belo Horizonte: Lincoln Institute of Land and Policy, 2003.

Artigo em suporte eletrônico

  • DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. 1967. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.com/eLibris/socespetaculo. html>. Acesso em: 18 fev. 2012.

Livro

  • ABREU, M.A. A evolução urbana do Rio de Janeiro. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

Livros em suporte eletrônico

  • BRAGA, P.M.; SCHICCHI, M.C.S. Catedral Metropolitana de Campinas: quando um edifício contempla a história da cidade. Revista CPC, v.3, p.1-16, 2006. Disponível em: <http://www.usp.br/cpc/v1/php/wf07_revista_interna.php?id_revista=7&tipo=5&id_conteudo=20>. Acesso em: 23 abr. 2012.

Capítulos de livros

  • VILLAÇA, F. Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil. In: DEÁK, C.; SCHIFFER, S.R. O processo de urbanização no Brasil. São Paulo: Edusp, 1999. p.169-244.

Dissertações e teses

  • BERNARDINI, S.P. Construindo infra-estruturas, planejando territórios: a Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Governo Estadual Paulista (1892-1926). 2008. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

Trabalhos apresentados em congressos, seminários etc

  • FELDMAN, S. O zoneamento ocupa o lugar do plano: São Paulo, 1947-1961. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 7., 1997, Recife. Anais... Recife: UFPE, 1997. p. 667-684.

4.   Envio dos manuscritos

Todos os artigos devem ser submetidos de forma eletrônica pela página do Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/oculum/index> ou <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/oculum> , cujos passos são os seguintes:

a)    Acessar o site <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/oculum/index> ou  periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/oculum

b)    Escolher “Oculum Ensaios”;

c)    Clicar em “Acessar Revista”,

d)    Já na página da Revista, entrar em “Acesso”,

e)    Se for o primeiro acesso, preencher os dados pessoais no item “Cadastro”. Se já estiver cadastrado, basta preencher login e senha,

f)      Para submeter trabalhos, siga as demais instruções do próprio sistema.

É obrigatório a inclusão dos nomes de todos os autores/coautores do artigo submetido.

5.   Processo de avaliação dos manuscritos

a)    Todo material recebido será submetido a dois revisores de reconhecida competência na temática abordada, aos quais cabe a responsabilidade de recomendar ou não a publicação, considerando-se, para tanto, a qualidade, a pertinência do tema face à linha editorial e o espaço disponível.

b)    Todos os manuscritos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as Instruções aos Autores. Caso contrário, eles serão devolvidos para adequação às normas, inclusão de carta ou de outros documentos eventualmente necessários.

c)    Manuscritos identificados com incorreções e/ou inadequações morfológicas ou sintáticas serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação quanto ao mérito do trabalho e à conveniência de sua publicação.

d)    Pré-análise: a avaliação é feita pelos Editores e Conselho Editorial com base na originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância do manuscrito para a área.

e)    Aprovados nesta fase, os manuscritos serão encaminhados aos revisores ad hoc selecionados pelos editores. Cada manuscrito será enviado para dois revisores de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, o original será enviado para uma terceira avaliação. No caso da identificação de conflito de interesse da parte dos revisores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a um terceiro revisor ad hoc.

f)      O processo de avaliação por pares é o sistema de blind review, procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores. Por isso os autores deverão empregar todos os meios possíveis para evitar a identificação de autoria do manuscrito.

g)    Os pareceres dos revisores comportam três possibilidades: a) aprovação; b) recomendação de nova análise; c) recusa. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado. Os pareceres serão analisados pelos Editores que poderão aprovar ou não o manuscrito.

h)    Aos editores e revisores é reservado o direito de propor alterações nos originais, com o intuito de manter a qualidade da publicação, respeitando o estilo do(s) autor(es). As afirmações e apreciações expressadas nos manuscritos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

i)       Manuscritos recusados, mas com a possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, iniciando outro processo de julgamento.

6.   Elaboração dos manuscritos aceitos para publicação

a)    Manuscritos aceitos poderão retornar aos autores para aprovação de eventuais alterações, no processo de editoração e normalização, de acordo com o estilo da Revista.

b)    Provas do artigo diagramado serão enviadas aos autores para a correção de erros de impressão. As provas devem retornar ao Núcleo de Editoração na data estipulada. Outras mudanças no manuscrito original não serão aceitas nesta fase.

7.   Lista de checagem

a)    Declaração de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais, assinada por cada autor;

b)    Categorizar o manuscrito em Artigo / Resenha / Entrevista;

c)    Enviar a cópia do parecer do Comitê de Ética, caso necessário;

d)    Preparar página de rosto com as informações solicitadas;

e)    Incluir título do manuscrito, em português e inglês. No caso  de manuscrito original em inglês, incluir também o título em português. No caso de manuscrito original em espanhol e francês, incluir também o título em inglês;

f)      Incluir título abreviado (short title), com quarenta caracteres, para fins de legenda em todas as páginas;

g)    Verificar se estão completas as informações de legendas das figuras e tabelas, bem como conferir as citações no texto e as referências bibliográficas listadas no final;

h)    Incluir o nome de agências financiadoras e o número do processo, caso o artigo resulte de pesquisa financiada por órgão de fomento;

i)       Indicar se o artigo é baseado em tese/dissertação, colocando o título, o nome da instituição, o ano de defesa, em nota de rodapé.

8.   Declaração de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais

Cada autor deve ler e assinar os documentos (1) Declaração de Originalidade e (2) Cessão de Direitos Autorais.

1. Declaração de Originalidade - todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declarações de responsabilidade nos termos abaixo:

–  certifico que participei da concepção do trabalho, sob o título _______________, para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo;

–  certifico que o manuscrito é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado para outra Revista e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Oculum Ensaios, no formato impresso e eletrônico.

Assinatura do(s) autores(s) Data / /

2. Cessão de Direitos Autorais - todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declarações de cessão nos termos abaixo:

- Declaro que, em caso de aceitação do artigo sob o título___________, a Revista Oculum Ensaios passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a prévia e necessária autorização, a qual, se obtida, deverá ser mencionada com agradecimento à Revista.

Assinatura do(s) autores(s) Data / /

Revista OCULUM ENSAIOS

Campus I | Rod. Dom Pedro I, Km 136

Prédio da Antiga Reitoria | Sala 8

Parque das Universidades | Campinas,SP | Brasil

CEP: 13086-900

E-mail: sbi.ne_oculumensaios@puc-campinas.edu.br

Web:

https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/oculum/index

http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/oculum

http://www.puc-campinas.edu.br

Fone/Fax: 55 (19) 3343-7401 / 7223

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais assinada por cada autor.

  2. Verificar se estão completas as informações de legendas das figuras e tabelas.

  3. Preparar página de rosto com as informações solicitadas.
  4. Incluir o nome de agências financiadoras e o número do processo.

  5. Indicar se o artigo é baseado em tese/dissertação, colocando o título, o nome da instituição, o ano de defesa, em nota de rodapé.

  6. Categorizar os artigos em Original / Artigo curto / Resenha.
  7. Enviar a cópia do parecer do Comitê de Ética.

  8. Incluir título do manuscrito, em português e inglês. No caso  de manuscrito original em inglês, incluir também o título em português. No caso de manuscrito original em espanhol e francês, incluir também o título em inglês.

  9. Incluir título abreviado (short title), com quarenta caracteres, para fins de legenda em todas as páginas.

  10. Verificar se as referências estão citadas no texto.

  11. Incluir permissão de editores para reprodução de figuras ou tabelas publicadas.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.