Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Oculum Ensaios, fundada em 2000, é uma revista científica de Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC-Campinas, com periodicidade quadrimestral, aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional. Tem como missão promover o debate acadêmico e divulgar ideias, pesquisas e práticas que apresentem relevância para o campo da Arquitetura e do Urbanismo e áreas de conhecimento afins. Propõe-se como veículo de divulgação da produção acadêmica, subsidiando atividades de ensino e pesquisa.

Manuscritos aceitos pela Revista

Artigo de pesquisa: contribuições destinadas à divulgação de resultados inéditos de pesquisas, com tema relevante para a área. Deve apresentar resumos em português, inglês e espanhol (até 1.500 caracteres com espaços) e de três a cinco palavras-chave em português, em inglês e em espanhol. Recomenda-se que o texto contemple, no mínimo: introdução, objetivos, método investigativo, análises, resultados e conclusões ou considerações finais. Deve ter entre 10 e 20 páginas de 30 linhas e 70 toques (até 50 mil caracteres com espaço) de extensão total, incluindo resumos, tabelas, figuras (no máximo 10), quadros e referências, preparados em espaço entrelinhas 1,5, com fonte Arial tamanho 11 e em formato A4.

Ensaio ou Artigo curto: sobre temas e discussões da atualidade, posição acadêmica ou ponto de vista. Recomenda-se que o texto contemple, no mínimo: introdução, objetivos, método investigativo, análises, resultados e conclusões ou considerações finais. Deve ter, no máximo, 15 laudas de extensão, incluindo tabelas, figuras, quadros e referências, preparados em espaço entrelinhas 1,5, com fonte Arial tamanho 11 e em formato A4). Devem conter resumos em português, inglês e espanhol (até 500 caracteres com espaços) e de três a cinco palavras-chave em português, em inglês e em espanhol.

Resenha: apresentação, contextualização e análise crítica de livros da área publicados (impressos ou on line)  há, no máximo, 1 ano da submissão do texto à revista. O texto deve ser inédito, com no máximo 3 laudas, preparadas em espaço entrelinhas 1,5, com fonte Arial tamanho 11 e em formato A4. O autor da resenha deve enviar a capa da obra resenhada digitalizada em alta resolução (600dpi).

 

Políticas de Seção

Artigos de Pesquisa

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Curtos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Temática

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

PROCESSO DE JULGAMENTO DO MANUSCRITO

Todos os manuscritos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as Instruções aos Autores. Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, inclusão de carta ou de outros documentos eventualmente necessários.

Recomenda-se que o(s) autor(es) busque(m) assessoria linguística profissional (revisores e/ou tradutores certificados em língua portuguesa e inglesa) antes de submeter(em) originais, evitando enviá-los com incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo. Devem ainda evitar o uso da primeira pessoa “meu estudo…”, ou da primeira pessoa do plural “percebemos…”, pois em texto científico o discurso deve ser impessoal, sem juízo de valor e na terceira pessoa do singular.

Originais identificados com incorreções e/ou inadequações morfológicas ou sintáticas serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação quanto ao mérito do trabalho e à pertinência de sua publicação.

Pré-análise: a avaliação é feita pelos Editores e Conselho Editorial com base na originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância do manuscrito para a área.

Aprovados nesta fase, os manuscritos serão encaminhados aos revisores ad hoc selecionados pelos editores. Cada manuscrito será enviado para dois revisores de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, o original será enviado para uma terceira avaliação.

O processo de avaliação por pares é o sistema de blind review, procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores. Por isso os autores deverão empregar todos os meios possíveis para evitar a identificação de autoria do manuscrito.

Os pareceres dos revisores comportam três possibilidades: a) aprovado; b) aprovado com revisões; c) recusado. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado. Os pareceres serão analisados pelos editores que poderão aprovar ou não o manuscrito.

Manuscritos recusados, mas com a possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, iniciando outro processo de julgamento.

Manuscritos aceitos poderão retornar aos autores para aprovação de eventuais alterações, no processo de editoração e normalização, de acordo com o estilo da Revista.

CONFLITO DE INTERESSE

No caso da identificação de conflito de interesse por parte dos revisores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc.

 

Periodicidade

A revista Oculum Ensaios é uma publicação quadrimestral, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

 

Política de Acesso Livre

A Revista proporciona acesso público - Open Access - a todo seu conteúdo e são protegidos pela Licença Creative Commons (CC-BY).

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

APCs (Taxa de Processamento de Artigo) e Taxa de Submissão

Oculum Ensaios não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...