Boas práticas de higiene e conservação de alimentos em cozinhas residenciais de usuários do programa saúde da família-Lapa

Luísa Helena Maia Leite, Paula Aballo Nunes Machado, Ana Lúcia Ribeiro de Vasconcellos, Idria Mendes de Carvalho

Resumo


Objetivo
Verificar a adoção de procedimentos de higiene alimentar em cozinhas residenciais de usuários do Programa Saúde da Família (Lapa, Rio de Janeiro) e comparar com as boas práticas recomendadas.
Métodos
Foram conduzidas 74 visitas domiciliares e foi aplicada uma lista de verificação de boas práticas de higiene, com ênfase em três temas: higiene ambiental, contaminação cruzada e conservação de alimentos. Os resultados foram expressos como frequências. Para comparar diferentes variáveis foi utilizado o teste Qui-Quadrado.
Resultados
Os participantes foram predominantemente do gênero feminino (77,0%), com mais de 60 anos de idade (55,4%). As principais falhas higiênicas observadas foram: acesso de animais domésticos à área de preparo de alimentos (20,0%); uso da mesma superfície de corte para diferentes alimentos (73,0%); alimentos crus e prontos não separados no refrigerador (45,0%); armazenamento inadequado de ovos (74,0%) e alimentos prontos expostos em temperatura ambiente (32,0%). O uso de água filtrada foi mais comum em residências de pessoas de maior faixa etária (69,2% vs. 39,3%, p=0,04). Por outro lado, existiu uma tendência de diferentes superfícies de corte serem mais usadas por pessoas mais jovens (75,0% vs. 37,0%, p=0,05).
Conclusão
Os resultados mostraram importantes falhas de higiene e de conservação de alimentos em cozinhas residenciais de usuários do Programa Saúde da Família (Lapa, Rio de Janeiro), sugerindo a necessidade de educação em saúde sobre higiene alimentar.
Termos de indexação: Alimentos. Educação alimentar e nutricional. Educação em saúde. Higiene. Saúde da família.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Ciências Médicas

ISSNe 2318-0897 (eletrônico)
ISSN 1415-5796 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.