Método para seleção e aquisição de soluções degermantes sem anti-séptico e dispensadores para lavagem de mãos

Rosimeire Aparecida Mendes Lopes, Fátima Cristiane Lopes Goulart Farhat, Janice Franco Ferreira da Silva Veiga, Roseli Calil

Resumo


Objetivos

Descrever método para seleção e aquisição de soluções degermantes sem anti-sépticos e dispensadores para lavagem das mãos.

Métodos

Foi realizado teste cego dos produtos de setembro a novembro de 2003, num período de dez dias consecutivos. Foram selecionadas para o teste as unidades de internação de ginecologia, alojamento conjunto e patologia obstétrica e cada uma testou apenas uma marca do conjunto de solução degermante e dispensador. Os resultados foram anotados no Formulário de Teste de Produto. De acordo com o desempenho do produto, os usuários concluíram os testes com parecer favorável ou desfavorável utilizado como critério de classificação do produto.

Resultados

Participaram da licitação três fornecedores que tinham o registro do produto na área de cosméticos. Os formulários de teste de produto enviados às unidades selecionadas foram devolvidos e encontravam-se devidamente preenchidos. Das marcas testadas duas foram aprovadas e uma reprovada pela equipe de saúde. Todos os dispensadores foram alvo de insatisfação por parte dos usuários. Não houve, porém, relatos sobre quebra ou outros defeitos. Embora não tenha ocorrido aprovação do dispensador, o processo de aquisição seguiu o critério de aprovação da solução degermante sem anti-séptico de menor preço entre as duas marcas classificadas. Não houve contestação por parte dos fornecedores sobre a realização do teste e da utilização de seus resultados nos critérios para aquisição dos produtos.

Conclusão

Os produtos adquiridos por meio desse método mantiveram seus resultados satisfatórios após aquisição e utilização em todas as unidades assistenciais do hospital.

Termos de indexação: lavagem de mãos; triclosan; dermatite de contato; riscos ocupacionais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Ciências Médicas

ISSNe 2318-0897 (eletrônico)
ISSN 1415-5796 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.