Avaliação do estado nutricional em ferro de jovens estudantes em regime de alimentação ovolactovegetariana

Késia Diego Quintaes, Jaime Amaya-Farfan

Resumo


Objetivo

Investivar o estado nutricional de ferro de jovens matriculados em regime de internato em um instituto religioso de ensino.

Métodos

Cinquenta e seis estudantes com idade entre 14 e 24 anos reuniram critérios de inclusão, consentiram em participar do estudo ou obtiveram autorização dos pais quando menores de 18 anos, sendo 40 do sexo feminino e 16 do masculino. Hemograma, ferritina sérica, ferro sérico, índice de saturação da transferrina, capacidade ligadora total do ferro, foram análises hematológicas realizadas para determinar o estado nutricional de ferro dos participantes.

Resultados

Foi verificado que 70% dos participantes apresentavam anemia, enquanto que 28% apresentavam parâmetros hematológicos normais. Em 38% dos participantes foi diagnosticado anemia ferropriva.

Conclusão

Os jovens desta Instituição mostraram alta incidência de anemia ferropriva, em especial aqueles do gênero feminino. É recomendável que as dietas vegetarianas servidas impositivamente em Instituições educacionais sejam adequadamente balanceadas para a promoção da saúde.

Termos de indexação: anemia; dieta vegetariana; ferritina; índice de massa corporal; sangue.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Ciências Médicas

ISSNe 2318-0897 (eletrônico)
ISSN 1415-5796 (impresso)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.