Atualidade da Doutrina Social da Igreja a partir da leitura de “Sollicitudo Rei Socialis” (1978) e da “Caritas in Veritate” (2009)

Bruno-Marie Duffe, Mons.

Resumo


A conferência sobre a atualidade da Doutrina Social da Igreja a partir da leitura de “Sollicitudo Rei Socialis” (1978) e da “Caritas in Veritate” (2009) quer mostrar como a Igreja em seu percurso histórico é sensível à condição humana e através da Doutrina Social da Igreja busca oferecer o testemunho do Evangelho e a Esperança do Cristo na defesa da dignidade humana de cada pessoa. A Doutrina Social da Igreja apresenta uma reflexão moral sobre a significação do desenvolvimento e a perspectiva da história humana, uma ética social articulada sobre: a dignidade da pessoa, a tradução da justiça em direito(s) e a consideração da responsabilidade em todos os níveis da realidade social. Analisa a “Sollicitudo Rei Socialis” (João Paulo II, 1987) tendo como eixos principais de compreensão: a situação geopolítica; a interdependência tecnológica e econômica entre países e entre atores; o desenvolvimento humano integral e a vocação do ser humano e de sua condição. Analisa a contribuição da encíclica “Caritas in Veritate” (Bento XVI, 2009) para a Doutrina Social da Igreja, como uma argumentação teológica em um contexto de secularização, na qual articula a caridade, a liberdade e o desenvolvimento humano integral, como elementos necessários para o verdadeiro desenvolvimento do homem e da humanidade. Conclui afirmando que a responsabilidade social e a solidariedade estão no coração da missão da Igreja.


Palavras-chave


Doutrina Social. Sollicitudo Rei Socialis. Caritas in Veritate.

Texto completo:

PDF

Referências


CONCÍLIO VATICANO II: Constituição Pastoral Gaudium et Spes: sobre a Igreja no mundo atual. Vaticano: Editrice Vaticana, 1965.

CONGREGAÇÃO para a Doutrina da Fé. Instrução Libertatis conscientia: sobre a liberdade cristã e a libertação. Vaticano: Editrice Vaticana, 1986. Disponível em: .

BENTO XVI, Papa. Carta Encíclica Caritas in Veritate: sobre o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade. Vaticano: Editrice Vaticana, 2009. Disponível em: .

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato si: sobre o cuidado da casa comum. Vaticano: Editrice Vaticana, 2015. Disponível em: .

LEÃO XIII, Papa. Carta Encíclica Rerum Novarum: sobre a condição dos operários. Vaticano: Liberia Editrice Vaticana,1891. Disponível em: .

JOÃO PAULO II. Papa. Carta Encíclica Sollicitudo Rei Socialis: pelo vigésimo aniversário da Encíclica Populorum Progressio. Vaticano: Editrice Vaticana, 1987. Disponível em: .




DOI: https://doi.org/10.24220/2525-9180v3n22018a4443

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos de Fé e Cultura

ISSNe 2525-9180 (eletrônico)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.