Populorum Progressio: cinquenta anos de uma proposta de desenvolvimento integral

Dom Paulo Cezar Costa

Resumo


A Doutrina Social da Igreja é abordada à Luz da Encíclica Populorum Progressio e a preocupação que a Igreja demonstrou com a desigualdade social causada pela modernidade e a falta de espírito solidário. É apresentada as reflexões que alguns papas fizeram denunciando o acúmulo de bens nas mãos dos ricos e a privação dos pobres do direito de viver com dignidade. A Igreja não se calou frente às injustiças e desigualdades e acompanhou as mudanças, sociais, culturais, políticas e econômicas com um olhar atento para os pobres e marginalizados. Para Igreja o desenvolvimento humano integral deveria promover o homem na sua integralidade. Os bens da terra deveriam estar a serviço de todos supondo uma liberdade responsável que é fundamental para que o homem seja valorizado por aquilo que é e não apenas pelo que representa. Na perspectiva da Igreja o crescimento humano pode ser entendido como que um resumo dos nossos deveres, pois o homem, pela sua inserção em Cristo vivificante, entra num humanismo transcendente que o leva a sua maior plenitude.


Palavras-chave


Crescimento humano. Desenvolvimento. Doutrina Social da Igreja. Mudanças.

Texto completo:

PDF

Referências


BENTO XVI, Papa. Carta Encíclica Caritas in Veritate. São Paulo: Paulus, 2009.

FRANCISCO, Papa. Exortação apostólica Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulinas, 2013.

JOÃO PAULO II, Papa. Carta Encíclica Redemptor Hominis. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1979. Disponível em: .

JOÃO PAULO II, Papa. Carta Encíclica Sollicitudo Rei Socialis. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1987. Disponível em: .

PAULO VI, Papa. Constituição Pastoral Gaudium et Spes: sobre a igreja no mundo atual. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1965. Disponível em: <http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_

const_19651207_gaudium-et-spes_po.html>.

PAULO VI, Papa. Carta Encíclica Populorum Progressio. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1967. Disponível em: .




DOI: https://doi.org/10.24220/2525-9180v3n12018a4306

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos de Fé e Cultura

ISSNe 2525-9180 (eletrônico)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.