Desenvolvimento e direitos humanos na construção da paz

Luis Renato Vedovato

Resumo


O presente trabalho busca analisar as relações entre desenvolvimento, proteção dos direitos humanos e construção da paz. Para tanto, é feita uma análise de dois fatos que envolvem esses elementos: a aprovação da Nova Lei de Migrações e os movimentos separatistas surgidos no Brasil após as eleições presidenciais de 2014. O artigo busca analisar como a construção da paz, facilitada pela proteção dos direitos humanos, pode ser um caminho para o desenvolvimento nesses dois momentos. Além disso, o trabalho expõe os pontos que poderiam ter tratamento pacífico se a sensibilização pela proteção dos direitos humanos estivesse mais espalhada pela sociedade brasileira. O método utilizado foi o dedutivo, visando demonstrar a importância de uma hermenêutica sintonizada com os direitos humanos e com as determinações de organismos internacionais.


Palavras-chave


Construção da paz. Desenvolvimento. Direitos humanos. Nova lei de migração.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE SAMPAIO, A.; VEDOVATO, L.R. Out for the money: A legal analysis of economic claims for secession in Brazil. The International Journal of Human Rights, v.20, p.1-16, 2016.

BAENINGER, R.; MESQUITA, R.B. Integração regional e fronteiras: desafios para a governança das migrações internacionais na América Latina. Revista Transporte y Territorio, v.14, p.14, 2016.

BAENINGER, R. et al. (Org.). Imigração haitiana no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. v.1.

BENHABIB, S. The right of others. Cambridge, UK.: Cambridge University Press, 2004.

BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 288, de 2013. Institui a Lei de Migração e regula entrada e estada de estrangeiros no Brasil. Brasília: Senado Federal, 2013.

CALEGARI, M.; BAENINGER, R. From Syria to Brazil. Forced Migration Review, v.51, p.96, 2015.

CARVALHO RAMOS, A. Direitos dos estrangeiros no Brasil: a imigração, direito de ingresso e os direitos dos estrangeiros em situação irregular. In: SARMENTO, D.; IKAWA, D.; PIOVESAN, F. (Org.). Igualdade, diferença e direitos humanos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. p.721-745.




DOI: https://doi.org/10.24220/2525-9180v3n12018a4305

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos de Fé e Cultura

ISSNe 2525-9180 (eletrônico)

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.