Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos de Fé e Cultura?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Escopo e Política

Os Cadernos de Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de Campinas é um periódico, de circulação semestral online, vinculado ao Núcleo de Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de Campinas que tem como objetivo promover o diálogo da fé cristã com a cultura, repercutindo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para contribuir na formação integral dos estudantes, na boa convivência da Comunidade Universitária, no aperfeiçoamento da relação da Universidade com a sociedade e na orientação da ciência a serviço da defesa e da promoção da vida. Os Cadernos destinam-se à publicação de textos que articulem as relações entre a fé cristã católica e a cultura nos seus mais variados aspectos e dimensões.

 

Tipos de artigos aceitos

Os Cadernos aceitam Artigos para publicação redigidos em português, alemão, espanhol, inglês, francês e italiano, em fluxo contínuo e seção temática.

A Seção Temática (a convite) é destinada à publicação de artigos coordenados entre si, de diferentes autores e instituições, versando sobre tema de interesse atual.

Após a publicação dos artigos, os Cadernos incentiva que os autores os divulguem nos sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores, como por exemplo:

Academia.edu – https://www.academia.edu/

Mendeley – https://www.mendeley.com/

ResearchGate – http://www.researchgate.net/

Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR

 

Apreciação do Conselho Editorial

Os originais poderão ser aceitos para avaliação mediante a apresentação das seguintes declarações: de solicitação para publicação nos Cadernos, de responsabilidade, de transferência de direitos autorais e de atendimento aos princípios da ética em pesquisa, quando envolver seres humanos. 

Os manuscritos submetidos, quando derivados de estudos que envolvem seres humanos, devem obrigatoriamente ter sido aprovados por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme preconiza a Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Os autores deverão inserir a cópia digitalizada da declaração de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem.

O processo editorial só terá início se os manuscritos encaminhados obedecerem às condições das instruções. Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, inclusão de carta ou outros documentos, antes mesmo de serem submetidos à avaliação de mérito do trabalho.

Ao reproduzir no manuscrito material previamente publicado (incluindo textos, gráficos, tabelas, figuras ou quaisquer outros materiais), a legislação cabível de direitos autorais deverá ser respeitada e a fonte citada.

Recomenda-se que o(s) autor(es) busque(m) assessoria linguística profissional (revisores e/ou tradutores certificados na língua de origem) antes de submeter(em) originais que possam conter incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo.

Originais identificados com incorreções e/ou inadequações serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação quanto ao mérito do trabalho e à conveniência de sua publicação.

Os manuscritos ainda podem ser rejeitados sem comentários detalhados após análise inicial, pelo Conselho Editorial dos Cadernos, se os artigos forem considerados inadequados ou de prioridade acadêmica insuficiente para publicação.

Os Cadernos não publicam mais que dois artigos do mesmo autor no mesmo volume. Esse procedimento visa aumentar o número de temas e de colaborações provenientes de autores nacionais e internacionais.

 

Envio de manuscritos

Todos os artigos podem ser submetidos, de forma eletrônica pela página do Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/cadernos/index>. Se for o primeiro acesso, o(s) autor(es) deve(m) preencher os dados pessoais no item “Cadastro”. Se já estiver(em) cadastrado(s), basta preencher login e senha. Para submeter trabalhos, deve-se seguir as demais instruções do próprio sistema. Manuscritos enviados por correio convencional ou e-mail ou qualquer outra forma de envio não serão apreciados pelos editores. É obrigatório a inclusão dos nomes de todos os autores/coautores do artigo submetido.

Apresentação dos manuscritos

Os manuscritos deverão ser redigidos na nova ortografia e preparados em:

  • Espaço entrelinhas 1,5;
  • Com fonte Arial 11;
  • O arquivo deverá ser gravado em editor de texto similar à versão 2010 do Word;
  • O papel deverá ser de tamanho A4 com formatação de margens superior e inferior (2,5 cm), esquerda e direita (3 cm);
  • A numeração das páginas deve ser feita no canto inferior direito.
  • Deverá ter entre 10-25 páginas (A contagem de páginas começa pela página de rosto, numerada como página 1, e inclui todas as ilustrações e referências).

No preparo do original, deverão ser observados os seguintes itens, na folha de rosto:

a)  Título e subtítulo do artigo (até 15 palavras) no idioma de origem e em inglês.

b)  Sugestão de título abreviado para cabeçalho, não excedendo quarenta caracteres.

c)  Nome de cada autor, por extenso, seguido por filiação institucional. Não abreviar os prenomes.

d)  Todos os dados da titulação e afiliação deverão ser apresentados por extenso, sem nenhuma sigla.

e)  Indicações dos endereços completos das instituições às quais estão vinculados todos os autores, se o caso.

f)    Indicação de endereço para correspondência com o editor para a tramitação do original, incluindo telefone, endereço eletrônico, cidade, estado, país.

g)  Informar telefone e endereço de e-mail de todos os autores.

 

Organização do trabalho

Os manuscritos deverão apresentar:

a)  Página de título (única parte do texto com a identificação dos autores)

b)  Título completo, vendo ser conciso e evitando excesso de palavras.

c)  Short title com até quarenta caracteres (incluindo espaços), em português, alemão, espanhol, inglês, francês ou italiano.

d)    Nome de todos os autores por extenso, indicando a afiliação institucional de cada um. Será aceita uma única titulação e afiliação por autor. Os autores deverão, portanto, escolher, entre suas titulações e afiliações institucionais. Observação: não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional, cidade e estado.

e)    Todos os dados da titulação e da afiliação deverão ser apresentados por extenso, sem siglas.

f)     Indicação dos endereços completos de todas as universidades às quais estão vinculados os autores.

g)    Indicação de endereço para correspondência do autor responsável, quando mais de um, para a tramitação do original, incluindo telefone e endereço eletrônico.

 

Outras observações

Resumo: todos os artigos submetidos em português, alemão, espanhol, inglês, francês ou italiano deverão ter resumo no idioma original e em inglês, com um mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras. Os artigos submetidos em inglês deverão vir acompanhados de resumo, título e palavras-chave em português e em inglês.

Texto: A organização do texto deverá apresentar: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, dividindo-se em partes/seções conforme a natureza do trabalho, porém, sem numeração sequencial.

Introdução: deve conter revisão da literatura atualizada e pertinente ao tema, adequada à apresentação do problema, e que destaque sua relevância.

Conclusão: apresentar as conclusões relevantes, considerando os objetivos do trabalho, e indicar formas de continuidade do estudo. Não serão aceitas citações bibliográficas nesta seção.

Ilustrações:  Tabelas, quadros e figuras devem ter um título breve, ser limitados a cinco no conjunto, numerados com algarismos arábicos, consecutiva e independentemente, de acordo com a ordem de menção no texto. Enviar em folhas individuais e separadas, com indicação de sua localização no texto. É imprescindível a informação do local e ano do estudo. Os quadros e tabelas devem ter as bordas laterais abertas.

O autor se responsabiliza pela qualidade das figuras (desenhos, ilustrações, tabelas, quadros e gráficos), que deverão ser elaboradas em tamanhos de uma ou duas colunas (7 e 15cm, respectivamente); não é permitido o formato paisagem. Figuras digitalizadas deverão ter extensão jpeg e resolução mínima de 300 dpi.

Siglas: deverão ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, quando da primeira citação no texto. Não devem ser usadas no título e no resumo.

Agradecimentos: podem ser registrados, em parágrafo não superior a três linhas, dirigidos a instituições ou indivíduos que prestaram efetiva colaboração para o trabalho.

Anexos: deverão ser incluídos apenas quando imprescindíveis à compreensão do texto. Caberá aos editores julgar a necessidade de sua publicação.

Orientações para citações, referências e notas de rodapé

1)    Citações bibliográficas no texto: deverão constar em nota de rodapé. A numeração no corpo do texto deverá aparecer antes da pontuação.

Casos específicos

2)    Citações literais de até três linhas: entre aspas, fonte normal, com indicação numérica em algarismos arábicos, meia linha acima e após a citação. Exemplo: “nunca talvez como no tempo deste Concílio a Igreja se sentiu na necessidade de conhecer, avizinhar [...] servir [...] e, por assim dizer, atingir a sociedade humana que a rodeia”[1].

[1] PAULO VI, Papa. Discurso do Papa Paulo VI na última sessão pública do Concílio Vaticano II. Roma, 7 de dezembro de 1965. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/paul-vi/pt/speeches/1965/documents/hf_p-vi_spe_19651207_epilogo-concilio.html>. Acesso em: 20 set. 2015.  

3)    Citações literais de mais de três linhas: em parágrafo destacado do texto, com 4cm de recuo à esquerda, em espaço simples, fonte menor que a utilizada no texto, sem aspas, sem itálico, com indicação numérica  em algarismos arábicos, meia linha acima e após a citação.

 

Referências

As referências são de acordo com a NBR-6023/2002. Recomenda-se limitar a 50 referências para artigos. Elas deverão ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Elas deverão vir em nota de rodapé. A primeira referência à determinada obra deverá vir completa. Quando necessário utilizar apenas as expressões op. cit.; ibid; ibidem; id; idem

Casos específicos

1) Os títulos dos periódicos devem ser indicados por extenso.

2) Referências com autores e datas coincidentes acrescenta-se letra minúscula após a data, sem espaçamento.

3) Referências com três ou mais autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.

5) Todos os documentos do Vaticano deverão vir acompanhados do endereço eletrônico e data de acesso.

A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do autor. Para outros exemplos recomendamos consultar as normas da ABNT-NBR-6023/2002.

Exemplos

Artigo com um autor

FERNANDES, S.R.A. Interfaces entre juventude e vocação: uma análise qualitativa no Rio de Janeiro. Revista Eclesiástica Brasileira, v.69, n.274, p.361-387, 2009.

Artigo com dois autores

BIRMAN, P.; MACHADO, C. A violência dos justos: evangélicos, mídia e periferias da metrópole. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.27, n.80, p.55-69, 2012.

Artigo em suporte eletrônico

ROCHA, C.; VASQUEZ, M.A. O Brasil na nova cartografia global da religião. Religião & Sociedade, v.34, n.1, p.13-37, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872014000100002>. Acesso em: 16 jun. 2014.

Livro

OLIVEIRA, P.A.R. Religião e dominação de classes: gênese, estrutura e função do catolicismo romanizado no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1985.

Livro em suporte eletrônico

BRASIL. Ministério da Saúde. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Disponível em: <http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books-MS/01-0420-M.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2010.

Capítulos de livros

ROSADO NUNES, M.J. A sociologia da religião. In: USARSKI, F. (Org.). O espectro disciplinar da ciência da religião. São Paulo: Paulinas, 2007. p.97-119.

Capítulo de livro em suporte eletrônico

VIEIRA, M.A.C. O trabalho engrupado na organização do Divino Pai Eterno. In: ESTERCI, N. (Org.). Cooperativismo e coletivização no campo: questões sobre a prática da Igreja Popular no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p.88-103. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/fyvfv/pdf/esterci-9788599662625-07.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2015.

GÊNESIS. In: Bíblia on-line. 2008. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br>. Acesso em: 30 jun. 2014.

Dissertações e teses

CORAZZA, H. Educomunicação: caminhos e perspectivas na formação pastoral: experiência do Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC). 2015. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-18052015-162035/>. Acesso em: 18 jun. 2015.

Trabalhos apresentados em congressos, seminários etc.

PADILHA, W. Educação popular e atenção à saúde. In: SEMINÁRIO SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE, 1., 2006, Brasília. Anais... Brasília: Ministério da Saúde, 2009. p.58-60.

Trabalhos apresentados em congressos, seminários etc. em formato eletrônico

AMARAL, M.S.; PINHO, J.A.G. Sociedade da informação e democracia: procurando a accountability em portais municipais da Bahia. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. 1 CD-ROM.

VASCONCELOS, P.L. Messianismos: problemas de um conceito. In: CONFERÊNCIA NACIONAL ANPTECRE, 3., 2011,  São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.anptecre.org.br/3anptecre/>. Acesso em: 16  jun. 2015.

Texto em formato eletrônico

CIEGLINSKI A. Bíblia é o livro mais lido e Monteiro Lobato o escritor mais admirado. 2012. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/noticias_conteudo.php?cod=339>. Acesso em: 1 mar. 2013.

Documentos do Vaticano eletrônico

CONCÍLIO VATICANO II. Declaração Gravissimum Educationis sobre a educação cristã, n. 1. Roma, 28 de outubro de 1965. Disponível em: <http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decl_19651028_gravissimum-educationis_po.html>. Acesso em: 20 set. 2015.

Notas de rodapé

As notas de rodapé devem estar em corpo 10 e conter informações complementares e substantivas, não podendo consistir apenas de referências. Orienta-se a evitar excesso de notas para não desviar o leitor do texto principal. A numeração no corpo do texto (remissiva) deve aparecer antes da pontuação. Os Cadernos adotarão apenas as expressões op. cit.; ibid; ibidem; id; idem.

No texto: José Lourenço Gomes da Silva torna-se amigo do Padre Cícero e entra para uma ordem de penitentes que praticavam autoflagelação nos cemitérios, em rituais para purificação do espírito[2].

[2] As ordens de penitentes fazem um trabalho religioso leigo de rezar pelos mortos, pelas almas do purgatório em suas reuniões noturnas. Rezam nos cemitérios, nas cruzes dos caminhos, fazem sentinelas em velórios e acompanhamento de enterros, cantam os benditos, as incelenças.

Lista de checagem

- Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais assinadas por cada autor.

- Verificar se estão completas as informações de legendas das figuras e tabelas.

- Preparar página de rosto com as informações solicitadas.

- Incluir título do manuscrito, em português, alemão, espanhol, inglês, francês ou italiano.

- Incluir título abreviado (short title), com até quarenta caracteres, para fins de legenda em todas as páginas.

- Verificar se as referências e/ou notas de rodapé estão citadas no texto.

- Incluir permissão de editores para reprodução de ilustrações (fotos, figuras, tabelas etc.) publicadas.

Documentos

Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais

Cada autor deve ler e assinar os documentos (1) Declaração de Responsabilidade e (2) Transferência de Direitos Autorais, nos quais constarão:

- Título do manuscrito:

- Nome por extenso dos autores (na mesma ordem em que aparecem no manuscrito).

 

1)            Declaração de responsabilidade

- "Certifico que participei da concepção do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo".

- "Certifico que o manuscrito é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado à outra Revista e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelos Cadernos de Fé e Cultura - PUC-Campinas, quer seja no formato impresso ou no eletrônico".

Assinatura do(s) autores(s):                                                                         Data __ / __ / __

 

2)            Declaração de direitos autorais

“Declaro que, em caso de aceitação do artigo, os Cadernos de Fé e Cultura - PUC-Campinas passam a ter os direitos autorais a ela referentes e que nós autores, poderemos, imediatamente após a publicação no Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas (https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/cadernos/index), reproduzir, distribuir, transmitir ou reutilizar, com a citação obrigatória da fonte”.

Assinatura do(s) autores(s)                                                                    Data __ / __ / __

Todas as pessoas relacionadas como autoras devem assinar os documentos.

Não serão aceitas fotos (imagens) de assinaturas. São permitidos somente assinaturas escaneadas ou eletrônicas, a fim de evitar qualquer tipo de fraude. É preferível que a documentação seja enviada digitalizada e em formato PDF.

 

Cadernos de Fé e Cultura

Núcleo de Editoração SBI – Campus I

Rod. D. Pedro I, km 136 – Sala 8 – Prédio Antiga Reitoria – Pq. das Universidades – 13086-900 – Campinas – SP – Brasil

Fone/Fax: 55 (19) 3343-6859

E-mail: sbi.neditoracao@puc-campinas.edu.br

Home Page: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/cadernos/index

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.